Prefácio (por Nilton Flávio Câmara Romani ou direção do Museu)
Objetivos do documento
Histórico e patrono: Eugênio Teixeira Leal
Estrutura do Museu: Centro Cultural, bibliotecas, galerias, cineteatro, laboratório de conservação
Acervos e espaços museológicos
Gestão e Documentação do Acervo
Importância da documentação e da segurança do acervo
Catalogação e fichas de identificação (FPI)
Fontes de pesquisa e doações
Estudos complementares: desenhos, epigrafia e moedas antigas
Coleções: Numismática, Medalhística, Exonumia, Condecorações, Insígnias, Placas e Troféus, Mobiliário, Filatelia, Têxtil, Marketing, SNB, Ritos e Ritmos Populares da Bahia
Exemplos de itens relevantes: medalhas históricas, cédulas, condecorações
Medalhas históricas e artísticas do acervo
A mulher e a independência: perspectivas simbólicas
Fragata Lusitânia e outros objetos emblemáticos
Educação Patrimonial e Ações Culturais
Programas e projetos: AEIOUtubro, Arte no Eugênio, Varal Cultural, Cineclube, Bailinho no Eugênio, Escambo do Conhecimento, Programa Museu Escola, entre outros
Inclusão e acessibilidade (PcD)
Parcerias escolares e comunitárias
Atividades Socioeducativas e Profissionalizantes
Entretenimento e lazer
Complementação da matriz curricular
Capacitação profissional e aprimoramento
Acolhimento de atividades comunitárias
Fortalecimento da cultura baiana
Conservação e Higienização do Acervo
Laboratório de conservação e restauração
Procedimentos de limpeza e manutenção
Declarações de utilidade pública municipal e estadual
Impacto social, cultural e educacional do museu
Atuação do Museu como Sistema Aberto
Estratégias de cooperação e intercâmbio
Pós-doc, estudos e produção acadêmica
Perspectivas futuras do museu
Redes sociais e informações de contato
Nilton Romani