CCMBR

Nilton Romani

Glossário e Vocabulário

Palavra Significado tipo
Custo de Vida É um índice que mede a variação dos preços de bens e serviços consumidos por uma amostra representativa da população de uma região, em certo período de tempo. Permite avaliar o poder de compra dos salários e o valor real da moeda. Os diversos métodos de cálculo do índice do custo de vida tomam como base o orçamento-padrão de uma amostra de famílias e incluem uma série de bens e serviços. Para que o índice seja sempre atualizado, é necessário rever periodicamente o orçamento-padrão e o preço de cada um dos itens. Economia
Custo-Benefício É a relação comparativa entre o custo para se obter algo e o benefício que se obterá com ele. É um processo utilizado para a determinação da eficiência econômica de investimentos públicos em obras de infra-estrutura. Comparam-se os custos com os benefícios sociais que provavelmente resultarão do investimento. A opção deve recair sobre o projeto que apresente a melhor relação entre os benefícios globais (econômicos e sociais) e os custos globais. Economia
Custos Gastos relativos ao consumo de bens e serviços para obtenção (fabricação) de outros bens e serviços. Por exemplo: para se fabricar um calçado, os custos se referem às matérias-primas, aluguel da fábrica, mão-de-obra do pessoal ligado à produção, energia elétrica industrial, desgaste e manutenção das máquinas, limpeza e conservação das instalações industriais, materiais para embalagem, etc. Diferente das despesas, que são gastos necessários direta ou indiretamente à obtenção de receitas. Para fins de análise e administração os custos são classificados como Diretose Indiretos e, ao mesmo tempo, como Fixos e Variáveis. Economia
Custos Diretos Incidem diretamente sobre o produto fabricado, alguns são até visíveis, e todos podem ser mensurados (medidos exatamente os seus consumos em cada unidade produzida). Exemplos: matérias-primas consumidas, mão-de-obra dos operários que operam as máquinas, energia elétrica utilizada para o funcionamento do maquinário, desde que haja medidor individual em cada máquina, etc. Basta apurar o valor da matéria-prima empregada em cada unidade, dividir o salário-hora pago a cada operário pelos produtos fabricados por ele no período, dividir o consumo de energia elétrica de cada máquina pelo que ela produziu, etc. Teremos, com precisão, o custo direto de cada unidade fabricada. Vide Custo Indireto. Economia
Custos Fixos São gastos necessários à produção, mas que não variam de acordo com a quantidade produzida. Um exemplo clássico é o aluguel do galpão industrial. Produzindo muito ou pouco o aluguel é o mesmo. Assim, por ser um gasto necessário à produção é classificado como custo, e por não variar de acordo com o volume produzido é considerado fixo. Outros exemplos: salários das chefias, de vigilantes e de outros empregados desta espécie, depreciação das máquinas e instalações, etc. Vide Custo Variável. Economia
Custos Indiretos São gastos necessários à fabricação dos produtos, mas que não incidem diretamente sobre cada unidade produzida e sim sobre todo o volume produzido. Assim, não há como saber, com exatidão, a parcela dos custos indiretos consumida por cada unidade, sendo necessária a realização de rateio para atribuir valor a cada produto. Um exemplo é o aluguel do galpão onde funciona a indústria. Não há como saber, com precisão, a parcela do aluguel que cada produto consumiu, pois a empresa pode ter produzido produtos diferentes e em quantidades também diferentes, sendo necessário ratear o valor total do aluguel por todas as unidades fabricadas. Dessa forma, o valor do aluguel destinado a cada unidade pode variar de acordo com o critério adotado pelo rateio, como: peso do produto, quantidade ou valor da matéria-prima utilizada, tempo gasto na produção, valor do produto para venda, e muitos outros. São também custos indiretos: a energia elétrica consumida pelas máquinas se não houver medidor de consumo individual; a energia elétrica consumida na iluminação da fábrica; a mão-de-obra da chefia e vigilantes; materiais de limpeza e conservação geral; etc. Vide Custo Direto. Economia
Custos Sociais São gastos ocorridos durante o processo de produção e/ou em virtude deste e que não são pagos pelos que os ocasionaram, mas por terceiros que nada têm a ver com o processo ou transferidos para toda a sociedade. São os gastos acarretados, por exemplo, pela poluição do ar e das águas, pela destruição do meio ambiente, da flora e da fauna, pelos acidentes de trabalho, pelas doenças profissionais, etc. Determinar esses custos é muito difícil, pois apenas uma parte deles chega a ser identificado monetariamente. Economia
Custos Variáveis Variam de acordo com a quantidade produzida, como: matérias-primas, embalagens, horas de trabalho dos operários, energia elétrica necessária à movimentação das máquinas, etc. Exemplo: Se para cada unidade produzida consome-se um quilo de matéria-prima, produzindo-se 200 unidades serão consumidos 200 quilos, e produzindo-se 1.000 unidades o consumo variará para 1.000 Kg. Se cada produto utiliza uma embalagem, produzindo-se 800 unidades serão utilizadas 800 embalagens, mas se a produção cair para 50 unidades este item do custo varia para 50 embalagens. Vide Custo Fixo. Economia
CVM Comissão de Valores Mobiliários. Criada em 1976 para exercer funções até então atribuídas ao Banco Central, como: regular, prestar consultoria e julgar, em instância administrativa, as operações e dispositivos do Mercado de Valores Mobiliários. Sob a jurisdição da CVM, estão as Bolsas de Valores e sociedades distribuidoras, as companhias de capital aberto, os auditores independentes, os consultores e analistas de valores mobiliários. A CVM, juntamente com o Conselho Monetário Nacional, estabelece as normas e diretrizes para o funcionamento do mercado de valores (comércio de ações). Economia
Dashboard painel visual interativo que reúne e apresenta informações importantes de forma resumida e organizada, geralmente por meio de gráficos, tabelas, e indicadores, permitindo acompanhar o desempenho de um projeto, campanha ou sistema em tempo real. Marketing