ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Variantes do Euro



Marcas de cunhagem do Euro

Moedas comemorativas de €2

Faces nacionais do Euro

Segunda versão do Euro (2007- )

Primeira versão do Euro (1999-2006)

Face comum do Euro

Moedas de euro destinadas à circulação

Moedas de Euro

Variantes do Euro





Moedas de menor denominação

Finlândia não usa as moedas de 1 e 2 cêntimos. Os Países Baixos têm também considerado parar a produção das moedas de 1 e 2 cêntimos, pressionados por empresários que falam que estas moedas custam muito para serem produzidas. Em Maio de 2004, lojas de Woerden fizeram testes nos quais todas as transações de dinheiro foram arredondadas para a mais próxima quantia de 5 cêntimos. Por causa do bom resultado dos testes, empresários em todo os Países Baixos permitiram que essas transações fossem feitas desde Setembro de 2004. As moedas vão permanecer como um método de pagamento válido.

Mas, se um país decide não produzir essas denominações, moedas de outros estados membros ainda terão valor legal. Este é o caso da Finlândia e dos Países Baixos nos tempos atuais.

Contudo, como a massa monetária "estrangeira" é menor do que a interna, as moedas de 1 e 2 cêntimos ficarão de menor utilização, não sendo um grande problema para os empresários.

Porque a Finlândia não usa moedas de 1 e 2 cêntimos em circulação, mas já as produziu, estas moedas são bem avaliadas por colecionadores. Estas moedas em boa condição chegam a valer em quase mil vezes mais que seu valor nominal.

Mudanças no formato

Nenhuma mudança foi feita no lado comum das moedas até 2007. Não se pode mudar o desenhos das moedas de 1, 2 e 5 cêntimos.

Os Estados-Membros devem manter seus lados nacionais da moeda por cinco anos. Porém há algumas exceções. Se o monarca de um país morre ou abdica, o desenho das moedas que tinham sua ilustração será trocado.

Moedas destinadas a fins numismáticos ou de coleção

Uma prática nacional antiga é o cunho de moedas comemorativas banhadas, ou com detalhes em ouro ou prata. Ao contrário das moedas normais, estas moedas não são legalmente válidas em todos os países participantes do Euro, sendo válidas apenas no país em que foram cunhadas. Por exemplo a moeda comemorativa finlandesa de €10 não poderá ser utilizada em Portugal.

O facto destas moedas não serem válidas fora do país de cunho não constitui um problema grave, visto que estas moedas são voltadas a colecionadores e não foram pensadas como meio de pagamento. É incerto se o Conselho de Ministros irá garantir a este tipo de moeda o estatuto de moeda legal em todo território utilizador do Euro, pois São MarinhoMónaco e Vaticano também cunham moedas destas.

Moedas de fantasia

Agências privadas (como a International Numismatic Agency no Reino Unido ou a Europ-Mint na Suíça) criaram moedas de fantasia para vender aos colecionadores, tanto para os países da UE fora da zona do Euro (como MaltaSuécia e Dinamarca), outros países europeus (AndorraSuíçaLiechtenstein e Noruega) e territórios (como CórsegaCretaGibraltarGuernseyJersey). Nenhuma dessas moedas tem valor legal em lugar nenhum.



Fonte:

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.