Capítulo não encontrado.
Título: A memória viva da cidade: o MIS como escola sensorial
Introdução
Contextualização do MIS no cenário cultural de São José do Rio Preto
Objetivos do volume: apresentar como o museu interage com a comunidade e fortalece a memória coletiva
Exposições Permanentes e Temporárias
Descrição detalhada das exposições permanentes: fotografia, cinema, rádio, som e cinema de bolso
Principais exposições temporárias e itinerantes
Elementos interativos e tecnológicos utilizados para engajar o público
Experiências Interativas e Demonstrações com o Público
Atividades práticas com equipamentos históricos (gramofones, projetores, microfones)
Laboratórios sensoriais e experiências de imersão audiovisual
Oficinas de prática histórica e tecnológica
Programas Educativos, Visitas Mediadas e Cineclubes
Visitas guiadas para escolas, universidades e grupos comunitários
Oficinas de audiovisual, fotografia, edição e som
Cineclubes MIS: curadoria, exibição de filmes históricos e debates
Ações Culturais Durante e Pós-Pandemia
Adaptação de atividades presenciais para o formato digital e híbrido
Exposições virtuais e conteúdos interativos online
Retorno gradual das atividades presenciais e eventos culturais
Testemunhos de Visitantes, Artistas e Educadores
Depoimentos de frequentadores, pesquisadores, cineastas e professores
Impacto emocional e educativo das experiências no museu
Narrativas que ilustram a conexão entre o público e o acervo
O Papel do MIS na Formação de Público e na Revitalização do Centro Histórico
Contribuição do museu para a educação cultural e audiovisual
Interação com o centro histórico e estímulo à cultura local
Estratégias de engajamento e inclusão social
Considerações Finais
Síntese dos impactos culturais, educativos e sociais do MIS
Perspectivas futuras e propostas de expansão de programas
Referências e Fontes Consultadas
Artigos, entrevistas, inventários do acervo, reportagens e registros oficiais do MIS
Comentário