No Brasil, não existem publicações didáticas voltadas à Numismática. O que encontramos são, em sua maioria, catálogos técnicos voltados para colecionadores avançados, com foco em valores de mercado, e não em educação. Essa lacuna evidencia a necessidade de conteúdos que ensinem, contextualizem e valorizem o estudo das moedas, tornando o colecionismo não apenas uma atividade de coleção, mas também um instrumento educativo e cultural.
O Manual de Conteúdo Didático CCMBR surge para preencher essa necessidade, oferecendo materiais educativos estruturados, acessíveis e variados, que:
Explicam a história e o contexto das moedas;
Apresentam técnicas de pesquisa, catalogação e análise;
Facilitam o aprendizado para estudantes, colecionadores iniciantes, professores e pesquisadores;
Contribuem para a valorização do colecionismo como atividade cultural e educativa.
Este projeto é liderado por Nilton, pesquisador principal, cuja experiência e pesquisa fundamentam o conteúdo do manual. No entanto, o sistema CCMBR é aberto para que outros pesquisadores possam submeter artigos e materiais complementares, fortalecendo o conteúdo e ampliando a participação da comunidade científica.
O objetivo do manual é criar uma tsunami didática, integrando diferentes formatos de conteúdo:
Livros impressos, com atenção especial à acessibilidade (formatos A5 e A4);
E-books, disponíveis em diversos formatos digitais (EPUB, PDF, MOBI, AZW);
Recursos multimídia, incluindo imagens, vídeos e áudios;
Plataforma NumisPlay, que oferece interação, organização de playlists e compartilhamento de conteúdo didático.
A proposta é que cada leitor, colecionador ou pesquisador possa acessar, aprender e compartilhar conhecimento, transformando o estudo da Numismática em uma experiência educativa completa e inovadora.
Comentário
| Imagem | Capitulos | Modulos
|---|---|
![]() | Sumário |
![]() | Introdução |
![]() | Formatos do Conteúdo Didático |
![]() | NumisPlay |
![]() | Livros Impressos |
![]() | E-books |
![]() | Estratégias de Lançamento e Distribuição |
![]() | Recursos Multimídia |
![]() | Conclusão |