A família "Casa da Moeda de Lisboa (2) - Cobre COM Carimbo Cruz Singela" compreende moedas produzidas entre 1768 e 1776 na Casa da Moeda de Lisboa, cunhadas em cobre e identificadas pelo carimbo de escudete com cruz singela ou embolada. Essas moedas circularam no Brasil colonial e são importantes para o estudo da numismática portuguesa e colonial.
Produzidas no período de 1768 a 1776, essas moedas foram destinadas principalmente à circulação no Brasil colonial, atendendo às necessidades econômicas locais com moedas de baixo valor facial.
A produção foi realizada pela Casa da Moeda de Lisboa (2), segunda fase da casa da moeda lisboeta, responsável pela cunhagem de moedas para Portugal e suas colônias.
As moedas foram cunhadas manualmente em cobre, com aplicação do carimbo de escudete contendo a cruz singela ou embolada, sem letra monetária. O processo envolvia a estampagem dos flans e posterior aplicação do carimbo para controle e validação.
O diâmetro médio é de 36,0 mm, com peso aproximado de 14,34 g.
A coroa alta é característica do anverso dessas moedas.
A cruz singela ou embolada no carimbo é um símbolo de validação da moeda para circulação.
Essas moedas são catalogadas com referências como Base Bentes 364.03 e Amato C151.
Não há lendas específicas associadas a essa família, mas moedas carimbadas frequentemente são envoltas em histórias sobre circulação clandestina e falsificação.
Produzidas durante o reinado de D. José I, essas moedas refletem o período de reformas pombalinas e fortalecimento do controle colonial português.
As moedas apresentam legendas em latim e português, com o nome do rei e o valor facial, acompanhadas do carimbo de escudete com cruz singela.
Os bordos são lisos, padrão para moedas de cobre da época.
O reverso apresenta o valor facial (XX réis) e o carimbo de escudete com cruz singela ou embolada, aplicado para validação.
Existem variações nas emissões de 1774, 1775 e 1776, com pequenas diferenças em peso e detalhes de cunhagem.
Os gravadores eram artesãos da Casa da Moeda de Lisboa, responsáveis pela confecção dos cunhos e carimbos.
Não há letras monetárias; o carimbo de escudete é o principal identificador.
O abridor de cunho preparava os cunhos para a estampagem e aplicação dos carimbos.
As moedas homenageiam o rei D. José I, cujo nome aparece nas legendas.
A produção está documentada em catálogos numismáticos, com destaque para as moedas de cobre com carimbo de escudete e cruz singela, circulando no Brasil colonial.
O metal utilizado é o cobre.
Moedas do Brasil – Detalhes da moeda R XX, coroa alta, cruz singela, cobre, 36 mm.
http://moedasdobrasil.com.br/moedas/detalhe.asp?m=831
Numis Museu Histórico Nacional – Moeda Lisboa D. José I, XX Réis, cobre, cruz singela, 1776.
https://numis.mus.br/colecao-de-moedas-d-joao-principe-regente/moeda-lisboa-d-jose-i-d-j-p-regente-xx-reis-1776-cobre-cruz-singela/
Séries de Moedas – Cruz singela ou embolada, com carimbo de escudete, sem letra monetária, 1768-1776.
http://www.moedasdobrasil.com.br/series.asp?s=175
CCMBR – Famílias e catálogos de moedas coloniais portuguesas.
https://www.ccmbr.com.br/respon/familias.php?id=3&epoca=3&pais=36
Marketplace CCMBR
Dados técnicos, imagens e valores atualizados.
Acesse aqui
Comentário