Carimbos Numismáticos Brasileiros

CCMBR

<--< anterior
próximo >->

Carimbo Cuyaba

Carimbo Cuyaba

Descrição

O Carimbo Cuyaba é uma contramarca aplicada em moedas que circulavam na região de Cuiabá, atual estado do Mato Grosso. Essa marca servia para validar ou adaptar moedas estrangeiras e antigas para circulação local, indicando que estavam autorizadas para uso naquela região.

Contexto Histórico

Durante o período colonial e o início do Império, regiões afastadas do centro administrativo, como Cuiabá, enfrentavam dificuldades na obtenção de moedas oficiais. A circulação de moedas estrangeiras era comum, e a aplicação do Carimbo Cuyaba era uma forma de legitimar e controlar esse numerário, garantindo sua aceitação no comércio local.

Características do Carimbo

O carimbo geralmente apresenta a palavra “Cuyaba” ou variações dela, aplicadas em tinta ou gravação em relevo. A posição e o formato do carimbo podiam variar, mas sempre eram facilmente identificáveis e reconhecidos pelos comerciantes e autoridades locais.

Datas Relevantes

  • Século XVIII e início do século XIX: período de uso mais comum.

  • Diminuição após a centralização da emissão monetária pelo governo imperial e federal.

Importância Numismática

Peças com o Carimbo Cuyaba são importantes para os colecionadores por representarem soluções regionais para problemas econômicos da época. Elas também são testemunhos da história local, refletindo a autonomia prática das regiões mais distantes em relação ao poder central.


Comentário