Banco Central Vai Lançar O Real Digital Em 2024O brasileiro só vai ter acesso à ferramenta em 2024, porém, não foi definida uma data Nesta quarta-feira (8), o Banco Central divulgou as diretrizes atualizadas do Real Digital. Ainda está em fase de testes pelo BC, a nova moeda. Segundo a instituição financeira, o brasileiro só vai ter acesso à ferramenta em 2024, porém, não foi definida uma data.
Todo o sistema funcionará com depósitos tokenizados, que são ativos reais convertidos em digitais, diferente das criptomoedas.
O Banco Central informou que as diretrizes do Real Digital buscam desenhar um sistema financeiro mais aberto.
“As diretrizes do Real Digital atualizadas buscam desenhar um sistema financeiro mais aberto, que possa levar novos serviços e tecnologias para uma parcela mais ampla da população, de modo a promover um maior nível de inclusão financeira, por meio de uma disponibilização democrática de ferramentas de investimento, crédito e seguros, entre outras”.
Real Digital
O Real Digital entrou em fase de testes nesta segunda-feira (6), por meio de uma plataforma que permite o registro de vários tipos de ativos financeiros. No final do ano que vem, a ferramenta deverá estar à disposição dos correntistas, quando começará a receber depósitos tokenizados (ativos reais convertidos em digitais).
A tokenização pode ser definida como a representação digital de um bem ou de um produto financeiro, que facilitam as negociações em ambientes virtuais.
Por meio de uma série de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, os ativos (ou frações deles) podem ser comprados e vendidos em ambientes virtuais, conforme informou o BC.
Diferença entre o bitcoin e a moeda digital
O bitcoin é uma criptomoeda emitida e distribuída de forma descentralizada, com regras de autogestão pela própria rede de usuários, sem intermediação de uma instituição.
Já a moeda digital, como o real digital, nasce a partir de uma política implementada por uma autoridade monetária nacional. As regras são claras e só operam os agentes autorizados.
Quanto tempo vai durar a fase dos testes?
De acordo com o Banco Central, a fase de desenvolvimento e testes devem durar até fevereiro do ano que vem. Haverá uma etapa de avaliação antes da moeda digital ser lançada. Essa avaliação acontecerá durante o mês de março de 2024.
A fase de desenvolvimento e testes está prevista para durar até fevereiro de 2024. A partir de março do ano que vem, está prevista uma etapa de avaliação antes do lançamento ao público. |