Fatos Históricos

América do Sul - Brasil


A moeda do Leprosário - Colônia Santa Tereza

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

A moeda do Leprosário - C.S.T. - Colônia Santa Tereza

Leprosários eram instituições afastadas onde pessoas com lepra (hanseníase) eram levadas (por vontade própria ou a força) para viverem isoladas da sociedade, de certa forma, semelhantes aos campos de concentração, a diferença era que no Leprosário os que lá viviam não eram exterminados como ocorrera no Holocausto. Essa medida na época foi criada com intuito de controlar a doença e evitar que houvesse novos casos.

De modo geral, os leprosários eram lugares onde cada um deveria cuidar de si mesmo, pouca gente de fora ajudava, não havia proteção ou leis, violência e abusos eram comuns.

Um dos Leprosários mais conhecidos era a Colônia Santa Tereza. Houve inclusive uma série de moedas (Números que seriam equivalentes aos Réis, dinheiro circulante na época) para circulação interna, essa medida foi criada porquê imaginava-se que, se os pacientes tivessem contato com o dinheiro comum, este poderia sair da colônia e transmitir a doença para pessoas saudáveis.

A cunhagem de moeda restrita não foi exclusividade desta colônia, outras seguiram o exemplo.

Atualmente a Colônia virou um centro hospitalar com alguns moradores, inclusive curados, mas devido ao isolamento, não conseguiram retornar ao convívio da sociedade.

#HistoriaAtravesdaMoeda

 
Para fazer comentários é preciso se cadastrar e estar logado