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O que é Assessoria de Imprensa



Assessoria de imprensa é uma área da comunicação que visa estabelecer um relacionamento entre uma organização e a imprensa, com o objetivo de gerar mídia espontânea, ou seja, cobertura jornalística sobre a organização sem a necessidade de compra de espaços publicitários.

O assessor de imprensa é o profissional responsável por essa atividade, e ele deve ter um bom relacionamento com os jornalistas, para que possa oferecer pautas que sejam de interesse do público e que, consequentemente, sejam publicadas nos veículos de comunicação.

As principais atividades da assessoria de imprensa incluem:

  • Criação de releases e outros materiais de divulgação;
  • Distribuição de releases para veículos de comunicação;
  • Agendamento de entrevistas com jornalistas;
  • Acompanhamento da cobertura jornalística;
  • Gerenciamento de crises de comunicação.

A assessoria de imprensa é uma ferramenta importante para qualquer organização que deseja se comunicar de forma eficaz com o público e com a imprensa. Ela pode ser utilizada para divulgar produtos e serviços, promover eventos, ou mesmo para melhorar a imagem da organização.

No Brasil, a assessoria de imprensa é uma área regulamentada pelo Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). Para exercer a profissão, o assessor de imprensa deve ser registrado no CFJ e ter formação em jornalismo ou relações públicas.

Exemplos de assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa pode ser utilizada por empresas de todos os portes e setores, bem como por instituições públicas e organizações não governamentais.

Alguns exemplos de assessoria de imprensa incluem:

  • Uma empresa de tecnologia que lança um novo produto;
  • Um hospital que promove uma campanha de conscientização sobre saúde;
  • Uma associação de moradores que organiza um evento na comunidade;
  • Um político que participa de uma campanha eleitoral.

Benefícios da assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa oferece uma série de benefícios para as organizações, incluindo:

  • Aumento da visibilidade da organização;
  • Melhora da imagem da organização;
  • Geração de leads e clientes;
  • Redução de custos com publicidade;
  • Proteção da organização em situações de crise.
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