ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Estrelas ligadas x Estrelas soltas



Estrelas ligadas x Estrelas soltas



     Em 1912, com o fim das moedas de prata que apresentavam seu peso em gramas foi criada um novo design. Em muitos aspectos o novo design era muito semelhante ao anterior: as moedas tinham o mesmo peso e tamanho, mesmo teor de prata e a efígie da república no reverso. O novo design apresentava uma peculiaridade: rodeando a efígie da república apareciam 21 estrelas ligadas por um traço, que representavam a união entre os 21 estados.
     
     Já em 1913 essas moedas começaram a ser cunhadas na Alemanha e enviadas ao Brasil. As peças cunhadas na Alemanha tinham muitas diferenças, a mais famosa são as estrelas, que na versão alemã aparecem soltas, sem o traço que as ligava. Mas as diferenças não param por ai, existem muitas outras diferenças, são elas:
 

  1. Nas E.S. a legenda é REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL enquanto que nas E.L. é REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL.
  2. Os raios do brasão de armas nas E.L. são mais uniformes e estão mais unidos enquanto nas E.S. eles estão mais separados.
  3. Nas E.S. a orla é delimitada por pequenas bolinhas, maiores do que as das E.L., além de que as bolinhas das E.L. invadem o campo e aparecem inteiras enquanto nas E.S. elas aparecem pela metade (delimitadas pela orla)
  4. A legenda ORDEM E PROGRESSO aparece junta nas peças com E.S. e separada nas E.L. pelo brasão de armas
  5. Uma diferença que pode ser notada se observada cautelosamente é que as peças com E.L. tem um busto maior se comparadas com as E.S..  
  6. Como as peças E.S. foram cunhadas na Alemanha elas apresentam letra monetária A. 
  7. Mesmo tendo sido cunhadas por mais tempo as peças E.L. tendem a ser mais caras do que as peças E.S., isso se deve a cunhagem mais fraca dessas peças, que perdiam seus detalhes facilmente. 

 



Fonte: Brasil Moedas

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.