ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Variantes e Anomalias







As ANOMALIAS podem ser:

Disco Defeituoso – gerado na preparação da liga do metal que forma a moeda. Pode ser uma bolha de ar, um acúmulo de uma substância ou uma impureza, causando um defeito no disco, aparentando corrosão, coloração diferente ou mesmo um buraco no disco.

Disco Cortado – pode ser causado por uma falha na máquina que gera os discos, podendo ser RETO, quando pegar o extremo da tira metálica, ou CURVO, quando pegar no buraco de outro disco.

Disco Trocado – é gerado quando o disco prensado não é o disco padrão da moeda;

Dupla batida – é causada quando o disco, mesmo depois de prensado, entra novamente na prensa ou não saiu, recebendo novo cunho, podendo ser rotacionado ou deslocado do primeiro. 16 Cunho deslocado ou Boné – quando no momento da batida dos cunhos, o disco não estava corretamente centrado.

Unifacial – quando a moeda recebe apenas um cunho, anverso ou reverso. Pode ocorrer quando dois discos entram na prensa, sendo que cada um recebe um dos cunhos.

Pseudo Incusa – é gerada quando, na operação de cunhagem, o disco anterior não saiu e um novo disco entrou. Este recebe a batida de um cunho em uma face e da moeda anteriormente gerada na outra.

Como resultado apresenta o mesmo cunho em ambas as faces, sendo em relevo em uma e côncava na outra. Disco Liso – quando o disco não entrou na prensa de cunhagem, mas possui a orla feita.

As VARIANTES podem ser:

Dupla Cunhagem – é gerada no momento de fazer o cunho negativo, com batidas rotacionadas.

Data Emendada – quando, no momento de fazer o cunho, o responsável por colocar a data erra o punção, colocando um número errado. Corrigido o erro, ficam marcas do número anterior. Pode ocorrer, também, quando a alteração é feita na matriz, ficando visível, sob o novo número, algum vestígio do original. Isto é feito para evitar a produção de um cunho, completamente novo.

Híbrida – moeda que apresenta anverso ou reverso diferente do que originalmente estabelecido.

Cunho Umbigado – causado pelo choque dos cunhos, sem que existisse um disco entre eles, deixando marcas do reverso no anverso e vice-versa. O Cunho umbigado também é considerado uma variante de cunhagem porque se repete em várias moedas. Deve-se observar que este erro não foi causado no momento da fabricação do cunho, foi causado no processo de fabricação da moeda. 17 Segundo informações da Casa da Moeda, assim que é descoberto o cunho umbigado, os cunhos são trocados.

Cunho Rachado – é gerado quando o cunho, após muitas batidas, começa a apresentar rachaduras, formando marcas em relevo, podendo ser em forma de estria ou linha, concêntricas ou radiais. Pode ser causado também, quando a força da batida empregada é muito maior que a necessária, ou, quando a liga do metal do disco é muito mais dura que o ideal. Reverso Inclinado – é gerado quando um dos cunhos não foi fixado exatamente no mesmo eixo do outro, podendo ser reverso horizontal, quando a diferença é de 90 graus ou reverso invertido, quando a diferença é de 180 graus. Como as anomalias são falhas no processo de fabricação, ocorrendo muito raramente, elas podem ser consideradas raras, algumas mais que outras. No entanto, “raro” não significa “valioso”, isto porque se deve levar em conta o mercado. Se existirem dez peças de uma anomalia, mas somente duas pessoas a colecionarem, o preço deve ser baixo. Em compensação, se existirem cem peças, mas milhares de colecionadores interessados, o preço deve ser mais alto.

http://www.afsc.org.br/boletins/boletim51/BI2004_afsc.pdf



Fonte: http://www.afsc.org.br/boletins/boletim51/BI2004_afsc.pdf

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.