ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Escala de classificação de moedas Sheldon







Escala de classificação de moedas Sheldon

Escala de Classificação de Moedas Sheldon é uma escala de classificação de moedas de 70 pontos usada na avaliação numismática da qualidade de uma moeda. A American Numismatic Association baseou seus Padrões de Classificação Oficiais da ANA em grande parte na escala de Sheldon. [1] A escala foi criada por William Herbert Sheldon .
 

Conteúdo

 
 

Escala de Sheldon Original (1949)

Em 1949, a escala original foi apresentada pela primeira vez no "Dr. William H. Sheldon's Early American Cents" intitulado "A Quantitative Scale for condition" como uma forma de classificar centavos grandes . A escala é conhecida hoje como escala de Sheldon. [2]

Fotografia de 1793 Flowing Hair (corrente) Cent
Exemplo de um centavo americano antigo - as moedas que inspiraram Sheldon a criar uma escala de graduação mais precisa. (Cortesia da National Numismatic Collection , National Museum of American History [fotografia de Jaclyn Nash].)
#Grau
1 Estado Basal-1
2 Feira
3 Muito justo
4, 5, 6 Boa
7, 8, 10 Muito bom
12, 15 Multar
20, 30 Muito bem
40 Extremamente Bem
50 Sobre Uncirculated
60 Mint State
65 Mint State
70 Mint State
 

Escala adaptada (década de 1970 - presente)

Uma seleção de três meio dólares da Walking Liberty de vários tipos e anos de moedas, variando de AG (Quase Bom) a AU (Quase Sem Circulação).

Em 1953, a escala original de Sheldon estava desatualizada. Foi somente na década de 1970, entretanto, que a ANA optou por adaptar a escala para uso em todas as moedas dos Estados Unidos. [3] A escala usada hoje é uma modificação da escala original de Sheldon, com ajustes, acréscimos, exclusões e modificações adicionados a ela. [4] [5]

Nota : Algumas das primeiras variedades de moedas americanas quase sempre são encontradas fracamente batidas em alguns lugares. Isso não diminui o grau dessas moedas, pois em alguns casos não existe moeda perfeita para a variedade. Em geral, as moedas antigas apresentam problemas de qualidade de prancheta que, dependendo da gravidade e das condições de mercado, podem reduzir o grau de outras moedas. [6] [7]

Notas circuladasEditar

#GrauCódigo (s) de notasDescrição
1 Pobre PO Claro o suficiente para identificar, a data pode ser usada lisa com um lado da moeda em branco. Moedas que estão muito corroídas também podem se enquadrar nesta categoria.
2 Feira FR Alguns detalhes mostram
3 Sobre bom AG Letras legíveis, embora muito desgastadas. A data e o desenho podem ser usados ​​suavemente.
4 Boa G, G4 As bordas da moeda estão ligeiramente gastas, o desenho é visível, mas desbotado em algumas áreas, com muitas partes da moeda desgastadas. Letras periféricas quase cheias.
6 Boa escolha G +, G6 As bordas da moeda estão completas. As letras periféricas estão cheias.
8 Muito bom VG, VG8 Pequenos detalhes aparecem, com duas a três letras da palavra LIBERTY aparecendo em moedas com este recurso.
10 Escolha muito boa VG +, VG10 Características de design ligeiramente mais claras, com cinco ou possivelmente seis letras da palavra LIBERTY aparecendo em moedas com esta característica.
12 Multar F, F12 Algumas áreas profundamente recuadas mostram detalhes. Todas as letras são nítidas. As letras da palavra LIBERTY aparecem completamente em moedas com esse recurso, mas podem ser fracas. Moderado a considerável, mas desgaste uniforme em toda a moeda.
15 Escolha Bem F +, F15 Um pouco mais detalhes nas áreas recuadas da moeda.
20 Muito bem VF, VF20 Desgaste moderado nas características da superfície superior.
25 Muito bem VF25 Todas as letras e características principais são nítidas. De leve a moderado, mas o desgaste uniforme é visto na superfície e nos pontos altos da moeda.
30 Escolha muito boa Ch.VF, VF +, VF30 Todas as letras e características principais são nítidas. Leve, mas até mesmo o desgaste é visto na superfície e nos pontos altos da moeda.
35 Escolha muito boa CH. VF, VF +, VF35 Todas as letras e características principais são nítidas. Leve, mas até mesmo o desgaste é visto na superfície e nos pontos altos da moeda. Podem aparecer vestígios de brilho de menta .
40 Extremamente Fino / Extra Fino Ex. Tudo bem, EF40 Nitidez geral. Desgaste leve visto nos pontos mais altos da moeda. Os detalhes da moeda são nítidos. Podem aparecer vestígios de brilho de menta.
45 Escolha extremamente boa CH. Ex. Tudo bem, EF45 O desgaste geral leve é ​​visto nos pontos mais altos da moeda (exemplos sendo recursos em relevo). Todos os detalhes são completos e muito nítidos. O brilho da hortelã pode aparecer apenas em áreas protegidas da superfície da moeda (como entre as pontas das estrelas).
50 Sobre Não Circulado / Quase Não Circulado AU, AU50 Traços de desgaste nos pontos mais altos da moeda. Pelo menos metade do brilho de menta original permanece.
55 Escolha sobre não circulado CH. AU, AU55 Três quartos do brilho de hortelã original permanecem.
58 Escolha sobre não circulado CH. AU, AU58 Quase todo o brilho de menta original permanece

Graus não circuladosEditar

A Walking Liberty meio dólar na condição de MS (Mint State), classificado como MS66.

Mint State refere - se a uma moeda cunhada para distribuição regular que nunca foi realmente colocada em circulação, ou seja, nunca foi usada para o comércio diário; não é circulado . [4] Visto que os indivíduos nunca usaram essas moedas para comprar bens ou serviços, as moedas não foram entregues de uma pessoa para outra; não estavam misturados com outras moedas nos bolsos ou bolsas; e não foram contados repetidamente - e tocados - por varejistas e funcionários do banco. Conseqüentemente, as moedas não circuladas não devem apresentar sinais de desgaste. [α]

Na numismática moderna dos Estados Unidos, colecionadores, negociantes de moedas e serviços de classificação de terceiros classificam as moedas do estado da moeda usando um número de 60 a 70 inclusive, com 70 representando uma moeda perfeita sem manchas visíveis. Moedas na faixa de grau inferior (60-63), geralmente não são usadas e podem sofrer de batidas fracas, marcas de bolsa e outros defeitos que as tornam menos atraentes para o colecionador. Algumas moedas antigas do Estado da Moeda parecem ter circulado devido a golpes fracos, rachaduras na matriz, problemas de prancheta ou qualidade do metal. Existem algumas moedas dos Estados Unidos para as quais não existem espécimes do estado da moeda, [10] [11] como a moeda de dez centavos de prata de 1792 , [12]e o busto drapejado de 1802 (reverso da Águia heráldica), meia moeda de dez centavos. [13] [14]

Graus adjetivos para moedas não circuladasEditar

Os negociantes de moedas e os colecionadores individuais costumam usar adjetivos - com ou sem um grau numérico de Sheldon - para descrever o grau de uma moeda não circulada. O termo Brilliant Uncirculated (freqüentemente abreviado como BU ) é provavelmente o mais comum - e o mais ambíguo - desses adjetivos. [15] [16] Enquanto Brilliant Uncirculated (BU ) deve se referir a uma moeda não circulada que retém seu brilho original, alguns equiparam BU a Uncirculated , ou seja, eles podem se referir a uma moeda MS-60 com pouco ou nenhum esplendor (brilho ) como Brilhante Uncirculado. Ao longo dessas linhas, alguns numismatas argumentam que um subconjunto inescrupuloso de negociantes de moedas engana os clientes usando notas adjetivas sem definir seus termos. [17] Ao mesmo tempo, parece haver pelo menos algum consenso [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] na comunidade numismática para as seguintes definições.

Classes de adjetivação comumente usadas (mas não oficiais)
Grau de adjetivoGrau Numérico Equivalente
Não circulado MS-60, MS-61, MS-62 [β]
Selecione ou escolha sem circular MS-63
Escolha Não Circulada MS-63, MS-64
Gem Uncirculated MS-65, MS-66
Soberba Gema Sem Circulação MS-67, MS-68, MS-69
Perfect Uncirculated MS-70

No entanto, tenha em mente que se um negociante de moedas anunciar uma moeda como "Gema sem circulação", isso não significa necessariamente que uma empresa de classificação de moedas terceirizada atribuiria um grau MS-65 ou MS-66 à moeda. [γ]

Graus Numéricos para Moedas Não CirculadasEditar

#GrauCódigo de notasDescrição [5]
60 Mint State 60 MS60 O brilho de hortelã pouco atraente, opaco ou desbotado tipifica essa moeda. Pode haver muitas marcas grandes de contato prejudiciais (entalhes do saco) ou pontos danificados, mas absolutamente nenhum traço de desgaste. Pode haver uma grande concentração de fios (arranhões minúsculos na superfície de uma moeda) ou grandes áreas pouco atraentes de marcas de arranhões. Cortes na borda podem estar presentes e o apelo visual é muito ruim. As moedas de cobre podem ser escuras, opacas e manchadas.
61 Mint State 61 MS61 O brilho da hortelã pode estar diminuído ou visivelmente prejudicado, e a superfície tem aglomerados de pequenas marcas de contato por toda parte. Os cabelos podem ser muito perceptíveis. As marcas de arranhões podem aparecer como manchas pouco atraentes em grandes áreas ou características principais. Pequenos entalhes na borda, defeitos marcantes ou de prancheta podem aparecer e a qualidade pode ser visivelmente ruim. O apelo visual não é atraente. Pedaços de cobre serão geralmente opacos, escuros e possivelmente manchados.
62 Mint State 62 MS62 O brilho prejudicado ou opaco pode ser evidente. Aglomerados de pequenas marcas podem estar presentes em todas as partes, com algumas marcas grandes ou entalhes nas áreas focais principais. Os cabelos podem ser muito perceptíveis. Grandes marcas de arranhões pouco atraentes podem ser vistas nas características principais. A qualidade do impacto, do aro e do planchet pode estar visivelmente abaixo da média. Em geral, o apelo visual é aceitável. As moedas de cobre apresentam uma cor e um tom diminuídos.
63 Mint State 63 MS63 O brilho da hortelã pode ser ligeiramente prejudicado. Numerosas pequenas marcas de contato e algumas marcas pesadas e espalhadas podem ser vistas. Pequenos traços são visíveis sem ampliação. Várias marcas de desgaste ou defeitos podem estar presentes em todo o projeto ou nos campos. A qualidade geral é média, mas no geral a moeda é bastante atraente. Pedaços de cobre podem ser escurecidos ou opacos.
64 Mint State 64 MS64 Coin tem um brilho médio geral bom e até mesmo impacto para o tipo. Várias pequenas marcas de contato em grupos, bem como uma ou duas marcas moderadamente pesadas podem estar presentes. Uma ou duas pequenas manchas do contorno do cabelo podem aparecer sob baixa ampliação (3-4x). Perceptíveis, leves, marcas de desgaste ou defeitos podem ser vistos dentro do projeto ou no campo. Qualidade geral atraente com um apelo visual agradável. As moedas de cobre podem ser ligeiramente opacas.
65 Mint State 65 MS65 Moeda mostra uma alta qualidade atraente de brilho e greve para a data e moeda de origem. Algumas marcas de contato pequenas e dispersas ou duas marcas maiores podem estar presentes, e uma ou duas pequenas manchas de traços podem aparecer com a ampliação (5x +). Podem aparecer marcas perceptíveis, leves e desgastadas nos pontos mais altos das características do projeto. A qualidade geral está acima da média e o apelo visual é muito agradável. As moedas de cobre têm brilho total com cor original ou escurecida.
66 Mint State 66 MS66 A moeda tem qualidade de greve acima da média e brilho de menta original completo, com não mais do que duas ou três marcas de contato menores, mas perceptíveis. Alguns traços muito claros podem aparecer sob a ampliação (6x +), ou pode haver uma ou duas marcas claras de riscos aparecendo em superfícies congeladas ou no campo. O apelo visual deve ser acima da média e muito agradável para a data e origem da casa da moeda. As moedas de cobre exibem cores totalmente originais ou em tons claros.
67 Mint State 67 MS67 A moeda tem um golpe agudo com brilho total e original, pode ter três ou quatro marcas de contato muito pequenas e uma única marca mais perceptível, mas não depreciativa. Em moedas comparáveis, um ou dois pequenos traços simples podem ser exibidos com ampliação (6x +), ou uma ou duas marcas de riscos ou falhas parcialmente ocultas podem estar presentes. O apelo visual é excepcional. As moedas de cobre têm uma cor original brilhante.
68 Mint State 68 MS68 A moeda tem um golpe certeiro com brilho original total, com não mais do que quatro marcas de contato ou falhas levemente dispersas. Não aparecem fios ou marcas de arranhões. As moedas de cobre têm uma cor original brilhante. O apelo visual é excepcional.
69 Mint State 69 MS69 A moeda tem um golpe agudo com brilho original total, com não mais do que duas pequenas marcas de contato ou falhas que não prejudicam. Não são visíveis fios de cabelo ou marcas de arranhões. O apelo visual é excepcional.
70 Mint State 70 MS70 A moeda perfeita, conforme cunhada. Não tem vestígios de desgaste, manuseio, arranhões ou contato com outras moedas de uma ampliação (5x). Moedas desse tipo são quase inexistentes em moedas mais antigas, com poucos exemplos conhecidos. As moedas de cobre são brilhantes com todas as cores e brilho originais. O apelo visual é excepcional.
 

Proof CoinsEditar

Como as notas circuladas, as moedas de prova são classificadas na escala de Sheldon de 1 a 70. As moedas de prova com notas de 60 a 70 são espelhadas nas de notas não circuladas, com a diferença de que a moeda não foi feita para circulação. As moedas de prova com o grau PR-63 às vezes são chamadas de "Provas de escolha". [26] As moedas de prova com grau inferior a 60 e que apresentem indícios de circulação ou manuseio incorreto foram classificadas como provas danificadas; não são incluídas juntamente com as moedas em circulação, uma vez que nunca foram emitidas ou destinadas à circulação. [27]

#GrauCódigo (s) de notasDescrição
1 - 59 Prova Deficiente PR-45 As notas para provas prejudicadas refletem as das notas circuladas.
60 Prova PR, PR-60 Grau espelhos grau não circulado. (Veja o gráfico na seção acima)
63 Prova PR-63 Grau espelhos grau não circulado.
65 Prova PR-65 Grau espelhos grau não circulado.
67 Prova PR-67 Grau espelhos grau não circulado.
70 Prova PR-70 Grau espelhos grau não circulado.
 

Detracting CoinsEditar

A tabela a seguir mostra moedas que possuem características prejudiciais. Os negociantes de moedas normalmente classificam essas moedas iguais ou abaixo das mostradas para o respectivo tipo. As notas aqui dependem de quão ruim é o problema ou problemas. [28] Moedas que não são circuladas conforme mencionado acima não podem ir abaixo do grau MS-60.

Digite [28]Nota geralmente dada [28]Descrição
Marcas de ajuste MS66 e inferior Isso inclui principalmente moedas antigas, o excesso de metal (como prata e ouro) foi cortado das moedas com excesso de peso para se conformar às leis de peso.
Defeitos do Planchet MS65 e inferior Os defeitos do planchet são causados ​​por falhas no metal de uma moeda antes de ser atingida. Alguns exemplos incluem; morrer rachaduras ou laminação.
Defeitos marcantes MS64 e inferior Os exemplos incluem moedas que são riscadas fora do centro, têm porosidade, impureza de cor ou são riscadas fracamente. O problema ou problemas dependem da gravidade, e a nota resultante é ocasionada pela "realidade do mercado". [7] (veja entrada abaixo)
Tonalidade pouco atraente MS64 e inferior Dependendo das condições. As moedas que têm um apelo visual muito baixo serão afetadas porque o valor de mercado dessas moedas não pode garantir um grau superior. [29]
Estrias de carbono MS64 e inferior As listras de carbono são uma falha causada pelas condições ambientais. Alguns fatores contribuintes incluem o armazenamento de moedas em um local úmido ou a exposição à fumaça de charuto ou cigarro. [30]
Marcas de dedo MS63 e inferior Existem óleos nas impressões digitais humanas que podem deixar marcas na superfície de uma moeda. Essas marcas geralmente são o resultado de manuseio incorreto.
Dano de PVC MS63 e inferior Moedas armazenadas incorretamente em vinil 2x2 flips, álbuns mais antigos e porta-moedas. Listras e / ou manchas verdes e cinzas aparecem na superfície de uma moeda afetada. [31]
Manchas pretas MS63 e inferior Também conhecidas como manchas de enxofre , essas moedas recebem manchas de marrom escuro a pretas pelo enxofre no ambiente. Essas manchas pretas também foram incorretamente chamadas de manchas de carbono , mas o carbono não contribui para a oxidação. [32]
Marcas de slides
(também conhecidas como "esfregar")
MS63 e inferior Marcas de slides são causadas pela colocação incorreta de uma moeda em um álbum que contém slides de tiras de plástico. As marcas são dadas como o plástico desliza ou esfrega na superfície de uma determinada moeda.
Overdipping MS62 e inferior Essas moedas foram mergulhadas em uma solução de ácido diluído muitas vezes, o que tirou o brilho da superfície da moeda . [33]
Marcas de limpeza MS62 e inferior Veja: Limpeza (cunhagem)
Manchas de corrosão MS62 e inferior As moedas de cobre podem ficar verdes , enquanto as moedas de prata ficam pretas devido à oxidação .
Desgaste AU58 e inferior Por definição, uma moeda não circulada não apresentará nenhum traço de desgaste.
Whizzing AU50 e inferior Essas moedas foram repassadas com uma escova de metal ou fio para "realçar" os detalhes não circulados. O zumbido causa desgaste na superfície da moeda, o que reduz o grau para o status "circulado".
 

NotasEditar

  1. ^ Mesmo os colecionadores de moedas de longa data às vezes não entendem a diferença entre moedas não circuladas (estado da moeda) emoedas circuladas . A principal diferença é que as moedas circuladas mostram sinais de desgaste . A este respeito, pode ser útil revisar a definição de desgaste do Oxford English Dictionary : wear n. - "O processo ou condição de ser desgastado ou gradualmente reduzido em massa ou prejudicado em qualidade pelo uso contínuo, fricção, atrito, exposição à atmosfera ou outras agências destrutivas naturais; perda ou diminuição da substância ou deterioração da qualidade devido a essas causas." [8][citação de exemplo:] "Esta escassez será ainda mais aumentada pelo desgaste das moedas de prata, que diminuiu seus pesos consideravelmente." [9]
  2. ^ Às vezes, os vendedores de moedas aplicam o termo Brilhante Não Circulado para moedas na faixa de MS-60 a MS-62, que pode ou não ser preciso dependendo de como se define Brilhante Não Circulado (conforme discutido anteriormente). Por exemplo, PCGS define Brilliant Uncirculated como um "termo genérico aplicado a qualquer moeda que não tenha estado em circulação. Freqüentemente é aplicado a moedas com pouco 'brilho' restante, que apropriadamente deveria ser descrito como simplesmente Uncirculated ." [20] Considerando que Susan Headley afirma que uma "... moeda BU ... geralmente cai nos graus mais baixos de MS [MS-60, MS-61 e MS-62] na escala de Sheldon." [19]
  3. ^ Claro, também é verdade que se um colecionador de moedas possuir uma moeda classificada como MS-65 por uma das principais empresas de classificação terceirizadas, há uma possibilidade distinta de que se o colecionador remover a moeda do suporte protetor ('placa ') e submetida a moeda para classificação a um dos outros serviços de classificação líderes - ou mesmo ao mesmo serviço - a moeda poderia voltar com um grau diferente, por exemplo, MS-66 ou MS-64. [25]
 

ReferênciasEditar

  1. Os padrões oficiais de classificação da associação numismática americana para moedas dos Estados Unidos . Bressett, Kenneth E. ,, Bowers, Q. David, American Numismatic Association. (7ª ed.). Atlanta, GA: Whitman. 2013. ISBN 978-0794838249OCLC  857586264 .
  2. ^ James F. Ruddy (março de 2005). Fotógrado: Guia oficial de classificação fotográfica para moedas dos Estados Unidos . ISBN  9780974237152. Retirado 2013-06-24 .
  3. ^ Richard Giedroyc (15 de novembro de 2006). O livro Everything Coin Collecting: Tudo que você precisa para começar sua coleção ... ISBN  9781593375683. Retirado 2013-06-24 .
  4. b "A escala de classificação da moeda ANA" . www.usmint.gov Retirado 2013-06-16 . 
  5. b "Como as moedas dos Estados Unidos são classificadas" . www.pcgs.com/ Retirado 2013-06-16 . 
  6. "Strike" . www.coingrading.com Retirado 2013-06-16 . 
  7. <a href="https://en-m-wikiped


Fonte: wikipedia

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.