Data: 09/07/2025
Responsável: Nilton Flávio Câmara Romani
Sistema: CCMBR / ChatNumis
Este relatório descreve o cenário atual, riscos identificados e definições técnicas adotadas para garantir o funcionamento seguro e estável do ChatNumis, com integração de IAs personalizadas por loja ou usuário.
Cada loja possui seu próprio chat, identificado via parâmetro ?loja=ID
.
O chat permite configuração de uma IA personalizada, cadastrada na tabela configuracao_ai
.
As mensagens são salvas na tabela chat_privado
, contendo remetente, destinatário, conteúdo e idioma.
Mensagens podem ser respondidas automaticamente por IA, se configurada e ativa.
Cada IA possui duas chaves configuráveis:
openai_api_key: Para respostas automáticas.
tradutor_api_key: Para traduções de mensagens.
A loja ativa é armazenada em sessão:
Inicialmente, o primeiro ambiente a receber e testar a integração com IA será o chat institucional do portal (não relacionado a nenhuma loja).
Neste caso:
O chat utilizará uma IA global, com ID fixo:
Toda a configuração da IA será carregada a partir deste ID.
Não utiliza variáveis de loja ou sessão nesse contexto.
Após o sucesso nos testes, a integração será expandida para os chats das lojas individuais, usando o ID da loja.
✅ Campo ai_respondeu
na tabela chat_privado
Permite identificar se a resposta foi de um usuário ou da IA configurada.
✅ Validação de IA ativa antes de responder
O backend verifica a configuração da IA no momento da mensagem e apenas responde se a IA estiver ativa.
✅ Configuração individualizada por loja
As configurações de IA e tradução são carregadas pelo id_usuario
(loja), impedindo o cruzamento de dados entre lojas.
✅ Separação rigorosa de chaves API
Uso de variáveis distintas e obrigatórias:
✅ Prevenção de respostas duplicadas
Garante que a IA só responda uma vez para cada mensagem, evitando loops ou duplicações.
Risco | Consequência | Ação Preventiva |
---|---|---|
IA respondendo mesmo desativada | Loop de respostas ou falha no chat | Validação obrigatória do status no backend |
Respostas duplicadas da IA | Poluição no histórico, confusão ao usuário | Bloqueio de múltiplas respostas para a mesma mensagem |
Loja sem configuração correta | Uso de chave incorreta ou falha de resposta | Validação da configuração antes do processamento |
Mistura de chaves API | Resposta ou tradução usando serviços errados | Separação rigorosa de variáveis e registro de logs |
IA respondendo em chat de outra loja | Vazamento de dados entre lojas | Controle rigoroso de sessão e identificação de loja |
Implantar log detalhado de requisições às APIs para auditoria e diagnóstico.
Validar a interface de ativação/desativação da IA no painel da loja.
Desenvolver um controle de prioridade para cenários futuros com múltiplas IAs.
Realizar testes de estresse, com múltiplos chats abertos e alternância de IA ativa/desativada.
Após a validação no chat institucional, iniciar a integração gradual nas lojas.
O fluxo de integração da IA no ChatNumis está estruturado com segurança e eficiência, com os principais riscos identificados e soluções técnicas aplicadas. Recomenda-se manter o ambiente de testes controlado, com versionamento rigoroso de código e banco de dados antes de alterações críticas.
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