ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

A LUTA DAS MULHERES, JESUS CRISTO E A MINHA MOEDA DE 2120 ANOS



Hoje, dia 26 de agosto, é o Dia Internacional da Igualdade Feminina.





Direitos trabalhistas, direito de votar e ser votada, direitos no seio familiar, proteção especial contra violência doméstica... somente no último século que as mulheres conquistaram estes direitos e há muita gente ainda viva que pode contar como era antes.
E, até hoje, há muitos trabalhos que não exigem nenhum atributo específico do homem em que as mulheres, apenas por serem mulheres, são menos remuneradas.
Não sou machista e nem feminista.... sou humanista!
Em um tempo em que as mulheres (dificilmente ocorria com os homens) eram apedrejadas por um pecado, Jesus falou que atirasse a primeira pedra quem não tivesse pecado. Ali, ele demonstrou que os homens não eram superiores.
E a moeda???
Pasmem! Essa é um exemplar da minha coleção. Ela é autêntica!
Ela foi cunhada no Reinado de Alexander Jannaelis, o qual reinou a Judeia entre os anos 103 e 76 antes de Cristo.
Trata-se de um lepton de bronze de 13,15mm encontrado em uma escavação arqueológica em Israel.
Essa moeda, muito embora tenha sido cunhada antes de Cristo, circulou em sua época.
Os evangelhos de Marcos e Lucas narram que Jesus Cristo estava no templo observando os homens exibindo suas doações e ofertas, quando uma viúva doou duas moedas do menor valor que havia. Jesus então asseverou que aquela mulher realizara a oferta maior do que todos.
Se hoje as mulheres não tem equiparação em direitos, naquela época era deprimente. Uma viúva dependia de doações do templo para subsistir. Não havia qualquer outra assistência. E Jesus reconheceu o esforço e a superioridade daquela mulher, causando impacto aos homens que o ouvia.
Os evangelhos foram escritos em grego e o relato de Marcos especifica que a moeda era o lepton. Tratava-se da moeda menos valiosa que circulava na Palestina na época e valia aproximadamente seis minutos da remuneração diária média.
Assim, o Lepton de Alexander Jannaeus é o tipo atribuído pela Arqueologia Numismática como a moeda bíblica conhecida como Óbolo da Viúva, pois as outras moedas de bronze que circulavam na época de Cristo eram os Prutahs.
Muito obrigado, querido Mestre, pela lição dada há 2000 anos atrás... e que ainda precisamos aprender.
Parabéns, mulheres!
Parabéns, viúva fiel! Seu galardão está registrado.



Fonte:

Autor do blog: Tiago Vendramini

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.