ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Numismatica: como colecionar moedas, cédulas e medalhas



Autores Numismáticos e suas Obras

Oswaldo Rodrigues





Esta reorganização daquele texto de 1990 veio de várias formas.
Primeiramente meu interesse em rever o que havia escrito.
Há 15 anos não via um exemplar da publicação original. Os exemplares que ficaram comigo eu distribuí ao longo dos dez primeiros anos... Vi-me sem um exemplar. Por anos cacei em sebos, até que encontrei um, e por um preço bem alto, diga-se de passagem, no meio de 2015.
Ao longo da década posterior à publicação, a SNB – Sociedade Numismática Brasileira – publicou vários capítulos no Boletim da Sociedade, e ultimamente, neste 2015, o Presidente Gilberto Tenor já avisou que deveríamos compor uma força tarefa para desenvolver algo em nome da SNB.
Ao encontrar o exemplar em 2015, publiquei em redes sociais a foto da capa, e surgiram questionamentos de onde comprar... havia interesse de outras pessoas. Nestas mesmas redes sociais percebemos muitos interessados em numismática, mas demonstrando não terem aproximação do colecionismo numismático, precisando de guias para se inserirem e não servirem de deboche quando demonstram não saber princípios numismáticos.
Então necessitava refazer, ao menos da forma que agora apresento, o texto, mantendo a originalidade, mas acrescentando algumas fotos, revisando o próprio texto.
Pretendo que a ideia de estudar o mundo pela numismática seja uma forma de aumentar nosso contato com esse mundo, conhecendo-o, e à história pela qual nossos antepassados já viveram e como viveram. Usar a numismática como uma forma de conhecimentos e não na vertente pecuniária que para muitos será a única aparência percebida. O valor financeiro das peças numismáticas é e sempre será um fator para quem deseje colecionar, estudar, mas não deveria ser a finalidade de quem se aproxime desta maravilhosa e complexa área do conhecimento humano.
Creio que servirá muito para quem leia este livro em sair de um ajuntamento e organizar uma coleção numismática.
Que a diversão esteja com vocês!

 

Numismatica: como colecionar moedas, cédulas e medalhas



Fonte:

Autor do blog: Oswaldo Martins Rodrigues Junior

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.