ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Mauricio Porto Moreira



Autores Numismáticos e suas Obras

Catalogo Amigo

Album de Figurinhas





“CATÁLOGO AMIGO”

 

 

Mauricio Porto Moreira

40 anos e 24 de numismática

 

O meu despertar no meio numismático aconteceu em um final de semana que estive na Praça da República. Fiquei impressionado com tantas moedas que havia nas banquinhas e várias pessoas ao seu redor. Ao aproximar-se de uma mais próxima e menos cheia, fiquei catatônico com tanta beleza, uma mais linda do que a outra e acabei adquirindo minhas primeiras peças. Pouco tempo passado já me via ali todos os finais de semana onde fui orientado a comprar um catálogo. Estava tão maravilhado com toda aquela descoberta que passava as noites replicando nos mínimos conhecimentos toda aquela obra, desenhando suas moedas e colocando meu nome como autor (rsrs). Estava apaixonado perdidamente pela numismática brasileira.

Um certo dia me contaram que havia uma associação onde duas vezes por semana faziam trocas indiretas, fiquei doido e fui logo procurando dois padrinhos para me indicar pois naquela época só entrava com duas indicações.

Em junho de 97 antes de completar 18 anos e com menos de 12 messes da primeira moeda comprada, eu já estava sócio da SNB – Sociedade Numismática Brasileira, com a ajuda do Sr. Manoel dos Santos e do Sr. Wilson Lopes.

Ao passar dos anos com a PAIXÃO virando AMOR e este AMOR amadurecendo, via que poderia contribuir no melhoramento deste catálogo, assim fui sugestionar ao autor algumas melhorias, sendo recebido estas sugestões com desprezo, pouco caso e ingratidão.

Como sou 90% coração e 10% razão passei uns dias tristes, pois queria dar minha contribuição para o melhoramento do que um dia foi a minha Bíblia e naquele momento tinha virado papel de rascunho, mas escutei uma vozinha da razão “faça o seu e mostre como o catálogo poderia ter melhorado!”.

Não perdi mais tempo, lia muito, estudei todos os catálogos dos primeiros numismatas do Brasil, os preçários, conversava com um, com outro, sempre com os que viriam a ser os (anjos) e fui criando o livro, editando todo o seu conteúdo sozinho até me deparar com dúvidas e a falta de imagens de moedas muito raras. Porém novamente sendo amparado por estes anjos neste momento, poucos amigos que me ajudaram a finalizar e aonde agradeço imensamente em lugar especial no início do meu livro.

O momento de criar o título do livro não tive dúvidas em colocar CATÁLOGO AMIGO.

 

Amigos não são aqueles que dizem: Vá em frete.

Mas sim os que dizem: Vou com você.

www.mundodasmensagens.com/frase/vjneyiner/

Estou finalizando a 3°edição do catálogo amigo moedas do brasil para o lançamento em setembro deste ano, abrangendo todas os períodos desde a Colônia a República, desde 1° moeda de 1643 até 2020. Hoje posso dizer que estou satisfeito e grato pela tamanha aceitação com mais de 15 mil exemplares vendidos!

Queria fazer mais ainda pela numismática, chegar aonde ninguém tinha chegado, ultrapassar o limite daquele círculo fechado que eram os numismatas conservadores, queria inovar e atingir novos horizontes divulgando a numismática cada vez mais através de um meio inovador a atingir todas as idades pois até então a média dos colecionadores é de 30 anos que não muito tempo a traz era de 50 anos.

Assim em um sábado voltando para casa por volta das 14hrs. passei ao lado de uma banca de jornais e ela estava lotada de crianças e adultos conversando e trocando figurinhas de um álbum.

Logo veio a ideia de criar um álbum de moedas. Era oque procurava! Um meio para atingir todas as idades fora daquela panelinha, novamente iniciei a edição do conteúdo, como já havia o catálogo AMIGO pronto e estava cursando História na UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais, ficou bem mais fácil.

Ao finalizar todo o álbum procurei a gigante no ramo das figurinhas, sendo novamente menos prezado, porém já com a experiência anterior bem-sucedida, não tive medo de aventurar nesta nova empreitada, mesmo sendo de um custo muito elevado.

Hoje, após quatro meses vendendo através do meu site (www.catalogoamigo.com), de pouquíssimos amigos que acreditaram no potencial do álbum e de boca a boca sem um grande distribuidor de região, praticamente recuperei meu investimento inicial e estou atingindo o público que um dia almejei.

Sempre almejando mais, estou em desenvolvimento de outras criações para a continuação desta divulgação do que se tornou a minha “amante” como é chamada a numismática pela minha mulher ciumenta! (mal sabe ela que no meu coração cabem as duas)!



Fonte:

Autor do blog: Mauricio Porto Moreira

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.