ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

CRITERIO “NUMEN” DE GRADUACIÓN NUMISMÁTICA



A graduação numismática sempre foi uma das preocupações mais importantes entre os numismatas profissionais e amadores. Avaliar uma moeda além do cr



Começa indicando as irregularidades e deficiências do sistema de graduação "clássico", que indica a qualidade de uma moeda de acordo com os critérios que todos nós já conhecemos:

CRITÉRIOS DE GRADUAÇÃO CLÁSSICA
CONCEITO NOMENCLATURA GRAU GRADO USA
Flor da Cunha FDC 100 MS70
Quase Flor da Cunha FDC- 95 MS65
Sem Circular SC 90 MS63
Quase sem Circular SC- 85 MS60
Melhor que excelente boa conservação EBC + 80 AU58
Excelente boa conservação EBC 75 AU55
Quase boa boa conservação EBC- 70 AU50
Conservação melhor que muito boa MBC + 65 XF45
Conservação muito boa MBC 60 XF40
Quase muito boa conservação MBC- 55 VF35
Melhor que boa conservação BC + 50 VF30
Boa conservação BC 45 VF25
Quase boa conservação BC- 40 VF20
Conservação Regular RC 35 F15
Má conservação MC 25 F12

Vemos que, diariamente, três conceitos muito diferentes são mesclados neste critério clássico de graduação: cunhagem, circulação e conservação, um erro grave devido à mistura de características diferentes entre si.

O critério clássico situa-se acima do CE ao CDF, quando a questão de flor de uma moeda é sobre um critério diferente, de cunhagem e não de circulação. Além disso, as notas abaixo do SC são chamadas de critérios de conservação (EBC, MBC, etc.), inserindo outra noção diferente. É um totum revolutum caótico e infundado, que apesar de sempre ter sido muito prático, por convenção, não é verdade.

O sistema NUMEN, como dissemos, propõe distinguir entre todos: circulação, cunhagem, cor e brilho, sabendo que o critério de raridade deve ser adicionado a posteriori, para tratar a Avaliação, muito diferente da Graduação.

CRITÉRIOS NÚMERO DE CIRCULAÇÃO
CONCEITO NOMENCLATURA CLÁSSICA GRAU NUMENCLATURA NUMEN EUA
Não circulado SC 100 C100 MS70
Mal circulado SC- 90 C90 MS62
Circulação ligeira EBC + 80 C80 AU58
Circulação escassa EBC 70 C70 AU50
Circulação Normal MBC + 60 C60 XF40
Circulado MBC 50 C50 VF30
Bastante Circulado MBC- 40 C40 F20
Muito circulado BC + <40 C <40 F15

A circulação numismática indica o tráfego ou movimento ao qual uma moeda foi submetida.A deterioração devido ao seu uso é o melhor indicador do grau de circulação. Não devemos confundir falhas de cunhagem com desgaste de circulação. Quanto maior a circulação, maior o desgaste e menor a circulação, mais nova a moeda, mantendo assim uma aparência mais jovem e mais próxima da original. Tradicionalmente, os critérios clássicos (Espanha, EUA) só levavam em conta essa questão quando se tratava de formar uma moeda, embora outros conceitos diferentes se misturassem de maneira muito errônea.

CRITÉRIOS NUMEN DE ACUÑACIÓN
CONCEITO NOMENCLATURA GRAU GRADO USA
Flor da Cunha FDC AC100 MS70
Cunhagem muito profunda FDC- AC95 MS65
Menta Profunda AP AC85 MS63
Mintage Normal AN AC75 AU58
Cunhagem Solta AF AC60 XF50
Muito solto Mintage AMF AC40 F40
Menta especial AE AC60-100  

É o critério de cunhagem é talvez um dos mais controversos para inserir questões tão mal compreendidas como a flor da cunha ou prova cunhada.

Esse critério nos diz o tipo de moeda que foi realizada em seu dia e o estado atual dela no presente. Por isso, poderia ter sido uma cunhagem padrão (Mint State) ou especial (Proof ou FDC). O problema está no fato de que uma cunhagem em seu mais alto grau não precisa permanecer ilesa no momento, já que ela poderia ter circulado e até estar desgastada.Assim, poderia ter sido uma flor de menta, por exemplo, em seu dia, mas agora não há remanescentes visíveis até hoje, ou apenas parte. Portanto, um pedaço de flor de Cuño poderia ter circulado e apresentar problemas de desgaste ou conservação.

Entende-se por flor de cunha de cunhagem em que a moeda bateu moedas enquanto ainda está em flor, isto é, virgem (nova) ou quase. Logicamente, o selo, com a passagem da moeda, está se desgastando e não marca mais tão bem os espaços em branco. Por esta razão, estima-se tradicionalmente que cerca de 1.000 primeiras peças de cada selo são cunhadas, uma vez que possuem características específicas que indicam isso (NUMEN as reduziria aos primeiros 100). Não há limites de idade, podendo ser moedas de flores de uma moeda grega para um euro atual, com todas as dificuldades lógicas que moedas mais antigas têm para atingir este grau. É o que os americanos chamariam de GEM uncirculated, que está situado a partir do seu MS65.

As chaves que nos dizem se uma moeda é flor ou não são as seguintes:

- Relevo muito profundo que destaca mais os motivos da frente e de trás: busto, lenda, escudo, gráfila, sendo este último mais definido e destacado que o normal, aparecendo até mesmo o mítico flan polido.

As seguintes questões precisam ser destacadas: uma moeda de flor pode circular, ter falhas de cunhagem ou apresentar problemas de conservação? Sem dúvida pode, ainda que não excessivamente, porque se perderiam os detalhes que indicam que de fato estamos diante de uma flor de cunha. Pode até ser que uma moeda, mesmo que não circule, tenha apenas "zonas" de uma flor e não outras, por motivos de cunhagem. Da mesma forma, também pode acontecer que uma moeda seja EBC e ainda retenha os restos de cunhagem de flores.Para isso, é muito importante especificar os outros critérios, para que o coletor de compradores quantifique todas as perspectivas possíveis.

Por tudo isso pudemos falar de diferentes GRADES da flor, dependendo da profundidade da cunhagem ou da sua pressão, passando do mais marcado e perfeito (FDC) para o excessivamente solto (AMF). Veja a caixa acima .

Dentro da cunhagem especial poderíamos inserir, por causa de sua dificuldade, a flor de uma cunha (já explicada), porque seu estilo requintado e sua manipulação cuidadosa podem nos revelar que realmente foi uma AMOSTRA ATUAL ADOTADA ou APRESENTAÇÃO, cunhada para "mostrar" a cunhagem de resultados para várias autoridades antes de sua cunhagem maciça. Haveria também a Prova de Cunhagem (que não tem nada a ver com os testes numismáticos, embora a maioria deles apresente essa cunhagem), tratada de maneira especial com diferentes polimentos dos blanks e cunhas profundas para obter resultados muito atrativos para os colecionadores. mais importante o campo claro (com brilho de espelho) e alívio mate. Devemos distinguir destas moedas as moedas VERDADEIRA ou Espécime, que não foram adotadas para uma circulação maciça (de curso legal). Sua cunhagem pode ser tanto prova quanto padrão (Mint State).

CRITÉRIOS DE CONSERVAÇÃO
CONCEITO NOMENCLATURA PROPOSTA GRAU NUM GRAU EUA
Indelicado IMP 100 CON100 MS70
Excelente CE 90 CON90 MS63
Muito boa MBC 80 CON80 AU58
Bom BC 70 CON70 AU50
Regular RC 60 CON60 XF40
Ruim MC 50 CON50 VF30
Muito má MMC 40 CON40 VF20
Nefasta NC <40 COM <40 F12

Como indicamos anteriormente, uma moeda pode apresentar diversos estados de conservação, pela passagem do tempo e seu cuidado, mesmo tendo sido Flor ou Prova. É, portanto, um critério diferente para avaliar, estando intimamente relacionado com oxidações, verdura, moldes, etc.

CRISTAL DE BRILHO
CONCEITO NOMENCLATURA PROPOSTA GRAU NUM GRAU EUA
Brilho Original Completo PBO 100 BO100 -
Grande parte de BO GPBO 80 BO80 -
Grandes restos de BO GRBO 60 BO60 -
Restos de B. O RBO 40 BO40 -
Restos Ligeiros de BO LRBO 20 BO20 -

Poucos especialistas distinguem entre brilho original e cor original. A cor não brilha necessariamente e, a priori, o brilho não tem cor. Acontece o mesmo que em uma fotografia impressa colorida, pode ser papel brilhante ou fosco. Logicamente, uma moeda parecerá muito mais atraente se conservar ambas as qualidades.

ESPELHO ESPECIAL DE VIDRO BRILHANTE
CONCEITO NOMENCLATURA CLÁSSICA GRAU NOSSO GRAU EUA
Espelho de brilho total PBE 100 BE100 -
Grande parte de BE GPBE 80 BE80 -
Grandes restos de BE GRBE 60 BE60 -
Restos de B. E RBE 40 BE40 -
Restos leves de BE LRBE 20 BE20 -

A intensidade do brilho do espelho (campo claro e relevo mate) também pode ser

pós-graduação de acordo com seu nível. Seria como o brilho de um cameo, onde os americanos adotam o conceito de Cameo e Ultra Cameo.

CRITÉRIO DE COR
CONCEITO NOMENCLATURA PROPOSTA GRAU NUM GRAU EUA
Cor Original Completa PCO 50 C100 -
Grande permanece CO GRCO 40 C75 -
Restos de CO RCO 50 C50 -
Restos leves de CO LRCO 40 C25 -

Uma moeda de qualquer metal pode manter, ao longo dos anos, sua cor original, ou perdê-la devido a várias razões ambientais, levando patinas de cores muito diferentes, em muitos casos, muito mais atraentes que a cor original. Pode perder a cor original, mas não necessariamente o brilho original. Algumas denominações norte-americanas seriam Vermelho (RD), Vermelho e Marrom (RB) e Marrom (BN), em relação ao cobre.

Como dissemos, muitas pessoas incorretamente assimilam a cor ao brilho e vice-versa, no entanto, não seria errado combinar a cor com as patinas, de fato, é necessário ser sinônimo.Portanto, o sistema NUMEN relaciona proporcionalmente ambos. Por exemplo, uma moeda com 80% de cor original e 20% de marrom seria: C80 e PMC20. Aqui estão algumas patinas comuns:

PÁGINAS
Patina iridescente PI
Pátina Verde-oliva PVO
Grama de pátina verde PVC
Patina negra de ébano PNE
Patina preta fosca PNM
Pátina vermelha de mogno RPC
Pátina castanha clara PMC
Pátina Castanho Escuro PMO
Patina laranja PN
Pátina de cinzas PC

Como uma imagem vale mais do que mil palavras e é a melhor maneira de concluir com o critério GRADUAÇÃO, e para revisá-la, aqui mostramos um modelo de FICHA que segue o critério NUMEN de graduação:

ACUÑACIÓN CIRCULAÇÃO CONSERVAÇÃO Brilhante COR RARO COMENTÁRIOS
FDC SC IMP RBO

 

 

LRCO

 

CO 20

E Graduado pela NGC em

 

Pf 65 RB

CA 98 C 99 CON 97 BE 40 PNE 70

 

PRC 30

R4  

De fato, ainda não falamos sobre o critério da RAREZA, ir separadamente e estar relacionado não com a Graduação, mas com a avaliação NUMISMÁTICA, ou seja, o valor da moeda no mercado de acordo com sua escassez, demanda e graduação.

CRITÉRIOS DA RAREZA
CONCEITO NOMENCLATURA CLÁSSICA EXEMPLAR NUMENCLATURA NUMEN EUA
Menos de 20 exemplares RRR -10 R10  
Raro RR -20 R9  
Muito raro MR -100 R8  
Raro R -500 R7  
Muito escasso ME -5.000 R6  
Escasso E -25.000 R5  
Atual C +50.000 R4  
Muito atual MC +200.000 R3  
Muito correto CC +1.000.000 R2  
Extremamente atual CCC +10.000.000 R1  

Acreditamos que o discernimento entre esses seis critérios é necessário e que pode ajudar a melhorar a graduação numismática atual, embora, como todos sabemos, a beleza seja inalterável e seja sempre subjetiva, dependendo dos gostos e preferências de cada pessoa.



Fonte: anvar

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.