A graduação numismática sempre foi uma das preocupações mais importantes entre os numismatas profissionais e amadores. Avaliar uma moeda além do cr
Começa indicando as irregularidades e deficiências do sistema de graduação "clássico", que indica a qualidade de uma moeda de acordo com os critérios que todos nós já conhecemos: Vemos que, diariamente, três conceitos muito diferentes são mesclados neste critério clássico de graduação: cunhagem, circulação e conservação, um erro grave devido à mistura de características diferentes entre si. O critério clássico situa-se acima do CE ao CDF, quando a questão de flor de uma moeda é sobre um critério diferente, de cunhagem e não de circulação. Além disso, as notas abaixo do SC são chamadas de critérios de conservação (EBC, MBC, etc.), inserindo outra noção diferente. É um totum revolutum caótico e infundado, que apesar de sempre ter sido muito prático, por convenção, não é verdade. O sistema NUMEN, como dissemos, propõe distinguir entre todos: circulação, cunhagem, cor e brilho, sabendo que o critério de raridade deve ser adicionado a posteriori, para tratar a Avaliação, muito diferente da Graduação. A circulação numismática indica o tráfego ou movimento ao qual uma moeda foi submetida.A deterioração devido ao seu uso é o melhor indicador do grau de circulação. Não devemos confundir falhas de cunhagem com desgaste de circulação. Quanto maior a circulação, maior o desgaste e menor a circulação, mais nova a moeda, mantendo assim uma aparência mais jovem e mais próxima da original. Tradicionalmente, os critérios clássicos (Espanha, EUA) só levavam em conta essa questão quando se tratava de formar uma moeda, embora outros conceitos diferentes se misturassem de maneira muito errônea. É o critério de cunhagem é talvez um dos mais controversos para inserir questões tão mal compreendidas como a flor da cunha ou prova cunhada. Esse critério nos diz o tipo de moeda que foi realizada em seu dia e o estado atual dela no presente. Por isso, poderia ter sido uma cunhagem padrão (Mint State) ou especial (Proof ou FDC). O problema está no fato de que uma cunhagem em seu mais alto grau não precisa permanecer ilesa no momento, já que ela poderia ter circulado e até estar desgastada.Assim, poderia ter sido uma flor de menta, por exemplo, em seu dia, mas agora não há remanescentes visíveis até hoje, ou apenas parte. Portanto, um pedaço de flor de Cuño poderia ter circulado e apresentar problemas de desgaste ou conservação. Entende-se por flor de cunha de cunhagem em que a moeda bateu moedas enquanto ainda está em flor, isto é, virgem (nova) ou quase. Logicamente, o selo, com a passagem da moeda, está se desgastando e não marca mais tão bem os espaços em branco. Por esta razão, estima-se tradicionalmente que cerca de 1.000 primeiras peças de cada selo são cunhadas, uma vez que possuem características específicas que indicam isso (NUMEN as reduziria aos primeiros 100). Não há limites de idade, podendo ser moedas de flores de uma moeda grega para um euro atual, com todas as dificuldades lógicas que moedas mais antigas têm para atingir este grau. É o que os americanos chamariam de GEM uncirculated, que está situado a partir do seu MS65. As chaves que nos dizem se uma moeda é flor ou não são as seguintes: - Relevo muito profundo que destaca mais os motivos da frente e de trás: busto, lenda, escudo, gráfila, sendo este último mais definido e destacado que o normal, aparecendo até mesmo o mítico flan polido. As seguintes questões precisam ser destacadas: uma moeda de flor pode circular, ter falhas de cunhagem ou apresentar problemas de conservação? Sem dúvida pode, ainda que não excessivamente, porque se perderiam os detalhes que indicam que de fato estamos diante de uma flor de cunha. Pode até ser que uma moeda, mesmo que não circule, tenha apenas "zonas" de uma flor e não outras, por motivos de cunhagem. Da mesma forma, também pode acontecer que uma moeda seja EBC e ainda retenha os restos de cunhagem de flores.Para isso, é muito importante especificar os outros critérios, para que o coletor de compradores quantifique todas as perspectivas possíveis. Por tudo isso pudemos falar de diferentes GRADES da flor, dependendo da profundidade da cunhagem ou da sua pressão, passando do mais marcado e perfeito (FDC) para o excessivamente solto (AMF). Veja a caixa acima . Dentro da cunhagem especial poderíamos inserir, por causa de sua dificuldade, a flor de uma cunha (já explicada), porque seu estilo requintado e sua manipulação cuidadosa podem nos revelar que realmente foi uma AMOSTRA ATUAL ADOTADA ou APRESENTAÇÃO, cunhada para "mostrar" a cunhagem de resultados para várias autoridades antes de sua cunhagem maciça. Haveria também a Prova de Cunhagem (que não tem nada a ver com os testes numismáticos, embora a maioria deles apresente essa cunhagem), tratada de maneira especial com diferentes polimentos dos blanks e cunhas profundas para obter resultados muito atrativos para os colecionadores. mais importante o campo claro (com brilho de espelho) e alívio mate. Devemos distinguir destas moedas as moedas VERDADEIRA ou Espécime, que não foram adotadas para uma circulação maciça (de curso legal). Sua cunhagem pode ser tanto prova quanto padrão (Mint State). Como indicamos anteriormente, uma moeda pode apresentar diversos estados de conservação, pela passagem do tempo e seu cuidado, mesmo tendo sido Flor ou Prova. É, portanto, um critério diferente para avaliar, estando intimamente relacionado com oxidações, verdura, moldes, etc. Poucos especialistas distinguem entre brilho original e cor original. A cor não brilha necessariamente e, a priori, o brilho não tem cor. Acontece o mesmo que em uma fotografia impressa colorida, pode ser papel brilhante ou fosco. Logicamente, uma moeda parecerá muito mais atraente se conservar ambas as qualidades. A intensidade do brilho do espelho (campo claro e relevo mate) também pode ser pós-graduação de acordo com seu nível. Seria como o brilho de um cameo, onde os americanos adotam o conceito de Cameo e Ultra Cameo. Uma moeda de qualquer metal pode manter, ao longo dos anos, sua cor original, ou perdê-la devido a várias razões ambientais, levando patinas de cores muito diferentes, em muitos casos, muito mais atraentes que a cor original. Pode perder a cor original, mas não necessariamente o brilho original. Algumas denominações norte-americanas seriam Vermelho (RD), Vermelho e Marrom (RB) e Marrom (BN), em relação ao cobre. Como dissemos, muitas pessoas incorretamente assimilam a cor ao brilho e vice-versa, no entanto, não seria errado combinar a cor com as patinas, de fato, é necessário ser sinônimo.Portanto, o sistema NUMEN relaciona proporcionalmente ambos. Por exemplo, uma moeda com 80% de cor original e 20% de marrom seria: C80 e PMC20. Aqui estão algumas patinas comuns: Como uma imagem vale mais do que mil palavras e é a melhor maneira de concluir com o critério GRADUAÇÃO, e para revisá-la, aqui mostramos um modelo de FICHA que segue o critério NUMEN de graduação: CO 20 Pf 65 RB PRC 30 De fato, ainda não falamos sobre o critério da RAREZA, ir separadamente e estar relacionado não com a Graduação, mas com a avaliação NUMISMÁTICA, ou seja, o valor da moeda no mercado de acordo com sua escassez, demanda e graduação. Acreditamos que o discernimento entre esses seis critérios é necessário e que pode ajudar a melhorar a graduação numismática atual, embora, como todos sabemos, a beleza seja inalterável e seja sempre subjetiva, dependendo dos gostos e preferências de cada pessoa. Fonte: anvar
CRITÉRIOS DE GRADUAÇÃO CLÁSSICA
CONCEITO
NOMENCLATURA
GRAU
GRADO USA
Flor da Cunha
FDC
100
MS70
Quase Flor da Cunha
FDC-
95
MS65
Sem Circular
SC
90
MS63
Quase sem Circular
SC-
85
MS60
Melhor que excelente boa conservação
EBC +
80
AU58
Excelente boa conservação
EBC
75
AU55
Quase boa boa conservação
EBC-
70
AU50
Conservação melhor que muito boa
MBC +
65
XF45
Conservação muito boa
MBC
60
XF40
Quase muito boa conservação
MBC-
55
VF35
Melhor que boa conservação
BC +
50
VF30
Boa conservação
BC
45
VF25
Quase boa conservação
BC-
40
VF20
Conservação Regular
RC
35
F15
Má conservação
MC
25
F12
CRITÉRIOS NÚMERO DE CIRCULAÇÃO
CONCEITO
NOMENCLATURA CLÁSSICA
GRAU
NUMENCLATURA NUMEN
EUA
Não circulado
SC
100
C100
MS70
Mal circulado
SC-
90
C90
MS62
Circulação ligeira
EBC +
80
C80
AU58
Circulação escassa
EBC
70
C70
AU50
Circulação Normal
MBC +
60
C60
XF40
Circulado
MBC
50
C50
VF30
Bastante Circulado
MBC-
40
C40
F20
Muito circulado
BC +
<40
C <40
F15
CRITÉRIOS NUMEN DE ACUÑACIÓN
CONCEITO
NOMENCLATURA
GRAU
GRADO USA
Flor da Cunha
FDC
AC100
MS70
Cunhagem muito profunda
FDC-
AC95
MS65
Menta Profunda
AP
AC85
MS63
Mintage Normal
AN
AC75
AU58
Cunhagem Solta
AF
AC60
XF50
Muito solto Mintage
AMF
AC40
F40
Menta especial
AE
AC60-100
CRITÉRIOS DE CONSERVAÇÃO
CONCEITO
NOMENCLATURA PROPOSTA
GRAU
NUM GRAU
EUA
Indelicado
IMP
100
CON100
MS70
Excelente
CE
90
CON90
MS63
Muito boa
MBC
80
CON80
AU58
Bom
BC
70
CON70
AU50
Regular
RC
60
CON60
XF40
Ruim
MC
50
CON50
VF30
Muito má
MMC
40
CON40
VF20
Nefasta
NC
<40
COM <40
F12
CRISTAL DE BRILHO
CONCEITO
NOMENCLATURA PROPOSTA
GRAU
NUM GRAU
EUA
Brilho Original Completo
PBO
100
BO100
-
Grande parte de BO
GPBO
80
BO80
-
Grandes restos de BO
GRBO
60
BO60
-
Restos de B. O
RBO
40
BO40
-
Restos Ligeiros de BO
LRBO
20
BO20
-
ESPELHO ESPECIAL DE VIDRO BRILHANTE
CONCEITO
NOMENCLATURA CLÁSSICA
GRAU
NOSSO GRAU
EUA
Espelho de brilho total
PBE
100
BE100
-
Grande parte de BE
GPBE
80
BE80
-
Grandes restos de BE
GRBE
60
BE60
-
Restos de B. E
RBE
40
BE40
-
Restos leves de BE
LRBE
20
BE20
-
CRITÉRIO DE COR
CONCEITO
NOMENCLATURA PROPOSTA
GRAU
NUM GRAU
EUA
Cor Original Completa
PCO
50
C100
-
Grande permanece CO
GRCO
40
C75
-
Restos de CO
RCO
50
C50
-
Restos leves de CO
LRCO
40
C25
-
PÁGINAS
Patina iridescente
PI
Pátina Verde-oliva
PVO
Grama de pátina verde
PVC
Patina negra de ébano
PNE
Patina preta fosca
PNM
Pátina vermelha de mogno
RPC
Pátina castanha clara
PMC
Pátina Castanho Escuro
PMO
Patina laranja
PN
Pátina de cinzas
PC
ACUÑACIÓN
CIRCULAÇÃO
CONSERVAÇÃO
Brilhante
COR
RARO
COMENTÁRIOS
FDC
SC
IMP
RBO
LRCO
E
Graduado pela NGC em
CA 98
C 99
CON 97
BE 40
PNE 70
R4
CRITÉRIOS DA RAREZA
CONCEITO
NOMENCLATURA CLÁSSICA
EXEMPLAR
NUMENCLATURA NUMEN
EUA
Menos de 20 exemplares
RRR
-10
R10
Raro
RR
-20
R9
Muito raro
MR
-100
R8
Raro
R
-500
R7
Muito escasso
ME
-5.000
R6
Escasso
E
-25.000
R5
Atual
C
+50.000
R4
Muito atual
MC
+200.000
R3
Muito correto
CC
+1.000.000
R2
Extremamente atual
CCC
+10.000.000
R1
Nilton Romani