ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

Dicionario de Economia



No nosso dia a dia estamos sempre lendo e ouvindo expressões e termos técnicos que nem sempre são do nosso linguajar coloquial, cotidiano. Palavras desconhecidas passam a fazer par



Abertura de Capital: Processo pelo qual uma empresa permite que várias pessoas, físicas ou jurídicas, passem a fazer parte do seu capital, do seu quadro acionário, como acionistas, pela aquisição de partes (pedaços) do capital denominadas ações. Para isso, é necessário que a empresa seja uma Sociedade Anônima, portanto, com capital fracionado em ações, e existem ainda algumas regras e condições sob as quais a empresa deve se submeter para obter autorização para “abrir” seu capital. As ações são negociadas em Bolsa de Valores, sob rigorosa fiscalização, e compra quem quiser, desde que por intermédio de uma corretora credenciada. Existem, então, Companhias de Capital Aberto e Companhias de Capital Fechado. 

Administração Direta e Indireta: A administração pública exercida pelo Poder Executivo, quer seja municipal, estadual ou federal, se divide em Administração Direta e Administração Indireta. A Direta é realizada pelo órgão central, principal, com suas fontes de renda e com compromissos a ele vinculados. A Indireta, por sua vez, se constitui em órgãos públicos que, mesmo vinculados e de certa forma subordinados à Administração Direta, possuem personalidade jurídica, independência administrativa, financeira e orçamentária. Para facilitar o entendimento, vamos tomar um município como exemplo. A Administração Direta congrega a Prefeitura, dirigida diretamente pelo Prefeito, e os Fundos Municipais coordenados pelos respectivos gestores e Conselhos. Normalmente, existem Fundos Municipais destinados a: Criança e Adolescente, Assistência Social, Saúde, Ensino, Meio Ambiente, Turismo, Segurança Pública, etc. A criação desses Fundos deve ser feita por Lei e de acordo com conveniência e necessidade local. A Administração Indireta, por sua vez, é formada por entidades independentes que possuem seus respectivos administradores, normalmente na qualidade de presidentes ou diretores. É como se essas entidades fossem braços da Administração Direta e podem se constituir de autarquias, fundações, empresas públicas, institutos, sociedades de economia mista, etc. Continuando com o município como exemplo, pode haver autarquia de água e esgoto, instituto de previdência dos servidores municipais, empresa pública de transportes coletivos, empresa pública de recolhimento e beneficiamento de lixo, fundação na área cultural ou educacional, etc. 

Ágio: Diferença entre o preço oficial de alguma coisa (ou preço de tabela) e o que o comprador realmente paga para obtê-la. É um adicional, uma vantagem que se cobra para se dispor de algo, como um título, produtos, ações, dólares, etc, normalmente quando a procura supera a oferta. Por exemplo, se determinada coisa tem seu preço oficial em $ 1,00 e se o vendedor a vende por $ 1,05, a transação foi feita com $ 0,05 de ágio. Sobre produtos com preços tabelados a cobrança de ágio é ilegal. O contrário de Ágio é Deságio. 

Alca: Sigla de Área de Livre Comércio das Américas. É uma proposta de união comercial entre 34 países das Américas que vem sendo negociada desde 1990 e que pretende ser o maior bloco econômico do planeta. Através da Alca, barreiras comerciais entre os países participantes seriam derrubadas e produtos e serviços fluiriam entre eles sem restrições e sem impostos. Ainda há resistências à sua efetiva criação e Cuba não faz parte do acordo em virtude de bloqueio econômico que sofre dos Estados Unidos. Vide Mercosul. 

Alienação Fiduciária: A palavra alienação tem origem no verbo alienar, que significa tornar alheio. Tem o sentido de transferência da propriedade de uma coisa ou de um direito de uma pessoa (física ou jurídica) para outra. Fiduciário se refere a fidúcia, que significa confiança. Nas relações comerciais, especialmente nas de crédito, alienação fiduciária representa a transferência provisória, ao credor, do domínio e da posse de um bem em garantia de pagamento de uma obrigação. O bem é devolvido ao seu antigo proprietário depois que ele resgatar a dívida. 

Anistia: É o perdão da infração cometida, ou seja, o atraso do pagamento. Pela anistia perdoa-se a multa devida pelo não pagamento do tributo. É concedida, também, como forma de beneficiar o contribuinte em dificuldades, para que ele possa colocar sua situação fiscal em dia e voltar a pagar os tributos novamente. A anistia tem efeito passado, anterior à lei que a concedeu, e o contribuinte fica obrigado a pagar as penalidades relativas a novas infrações (atrasos de pagamento) que vier a cometer. Vide Isenção e Remissão. 

Autarquia: Descentralização da prestação de serviços públicos pela criação de entidade detentora de personalidade jurídica, com autonomia econômica, mas não desvinculada do Poder Público. É um serviço estatal descentralizado. Difere da empresa pública que é um ente independente, embora pertencente ao Poder Público. A autarquia presta seus serviços como se fosse o próprio Poder Público, como um braço dele, mas com autonomia. Por isso segue as regras de direito público, sujeitando-se ao processo orçamentário público, o que a distingue das empresas estatais que são entidades de direito privado e, por isso, podem agir de acordo com os princípios comerciais. Em vários municípios temos como exemplo a autarquia SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Por ser entidade com personalidade de direito público interno, a Autarquia recebe a execução de serviço público por transferência e não por delegação, pois ela é um prolongamento do Estado. Ela é sempre criada por Lei. Temos, como exemplos, as autarquias previdenciárias (INSS), as profissionais (conselhos profissionais, OAB), as industriais (DNER) e as especiais (Banco Central, USP, UFMG). 

Balança Comercial: É a relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit e torna-se credor do estrangeiro; quando, ao contrário, as importações superam as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit em sua balança comercial. 

Banco Central do Brasil: Também conhecido como BACEN, não é um banco comum onde podemos fazer depósitos e movimentar nossos recursos. É como se fosse o banco dos bancos. É uma instituição financeira federal criada em dezembro de 1964, que tem as seguintes atribuições: executar a política financeira do Governo; controlar a emissão de papel-moeda; autorizar o funcionamento das instituições financeiras e fiscalizar suas operações; receber depósitos do sistema financeiro nacional; realizar operações de compra e venda de títulos públicos federais, de empresas de economia mista ou estatais; custodiar e administrar as reservas nacionais e o capital estrangeiro, e representar o Governo brasileiro perante os organismos financeiros internacionais. 

Bens: Tudo aquilo que tem utilidade, podendo satisfazer uma necessidade ou suprir uma carência. Economicamente falando, os bens são “coisas” úteis, relativamente escassas ou que demandam trabalho humano, sendo passíveis, portanto, de avaliação monetária. Esta característica é importante, pois não havendo valor monetário o material não pode ser considerado como um bem. 

Bens de Capital: Bens que servem para a produção de outros bens, como máquinas, equipamentos, material de transporte e instalações de uma indústria. Alguns autores utilizam a expressão bens de capital como sinônimo de bens de produção. Outros já preferem esta última para designar algo mais genérico que inclui ainda as matérias-primas e demais insumos, além dos bens intermediários, como é o caso do aço. 

Bens de Consumo Duráveis: Bens de consumo que nos são úteis por um tempo relativamente longo, como uma máquina de lavar, um televisor, um automóvel. Diferem dos bens de consumo não-duráveis, como alimentos, materiais e utensílios de limpeza e higiene, roupas, que nos servem por pouco tempo ou são utilizados apenas uma vez. 

BID: Banco Interamericano de Desenvolvimento. Instituição internacional sediada em Washington, criada em 1959 para prestar ajuda financeira aos países da América Latina e do Caribe. 

BIRD: Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento. Instituição financeira internacional ligada à ONU e conhecida também como Banco Mundial. Criado em 1944, teve o objetivo inicial de financiar os projetos de recuperação econômica dos países atingidos pela guerra. Sediado em Washington, fornece empréstimos diretos a longo prazo aos governos e empresas para projetos de desenvolvimento. 

Bitributação: Ocorre quando dois impostos, decretados por entidades diferentes, incidem sobre o mesmo bem ou fato gerador. Um caso típico é a superposição dos impostos de dois ou mais países. Alguns países sujeitam ao imposto de renda os lucros e dividendos auferidos no estrangeiro por cidadãos que continuam residindo no país. Como esses contribuintes também devem pagar o imposto no país onde a renda é gerada, ficam sujeitos à dupla tributação. 

BNDES: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Instituição financeira federal criada em 1952 para fomentar o desenvolvimento dos setores básicos da economia brasileira, nos planos público e privado. 

Boicote Econômico: Recusa em comprar produtos de determinadas empresas ou países, ou em vender produtos para determinadas empresas ou países. Em nível internacional, representa uma poderosa arma usada por uma nação contra outra para obter concessões econômicas ou políticas. 

Boleto: Também conhecido por boleta, bloquete, bloqueto, etc. Trata-se de uma ficha de compensação utilizada para pagamento na rede bancária que, através de compensação entre as instituições financeiras, faz chegar à conta corrente do credor o valor pago pelo devedor. Possui informações como dados do devedor e do credor, valor, vencimento, identificação numérica e a que se refere. Após ser quitado pelo agente recebedor serve de comprovante de pagamento (recibo). 

Bolsa de Mercadorias: Mercado centralizado para as transações com mercadorias, sobretudo os produtos primários de maior importância no comércio internacional e no comércio interno, como café, açúcar, algodão, cereais, etc. (as chamadas Commodities). Realizando negócios tanto com estoques existentes quanto com estoques futuros, as bolsas de mercadorias exercem papel estabilizador no mercado, minimizando as variações de preço provocadas pelas flutuações da procura e reduzindo os riscos dos comerciantes. 

Bolsa de Valores: Instituição em que se negociam títulos e ações de companhias de capital aberto. Os negócios na Bolsa de Valores não podem ser feitos diretamente por qualquer pessoa ou empresa. Cada Bolsa credencia um determinado número de corretores que funcionam como intermediários entre compradores e vendedores. Eles funcionam como o centro do sistema pelo conhecimento aprofundado que possuem dos títulos existentes no mercado. 

Brainstorming: Termo em inglês que significa tempestade de ideias. É um procedimento utilizado para encontrar solução para determinado problema por meio de um processo que estimula toda e qualquer alternativa. Uma sessão típica de brainstorming possui aproximadamente de seis a dez pessoas. Primeiramente, um líder é designado para expor o problema aos participantes e para anotar as idéias que forem surgindo. Exposto o problema, cada pessoa faz sugestão, dá uma ideia para a sua solução. Vale tudo, toda e qualquer ideia, e ninguém pode ser criticado por mais absurda que a ideia possa ser. Quando esta etapa estiver finalizada, o grupo irá discutir e avaliar as ideias, classificando-as. Aquela que tiver melhor aceitação será a decisão final. Pode parecer uma coisa ridícula, mas dos processos de brainstorming costumam sair as melhores ideias. Muitas vezes, as pessoas têm vergonha de dar determinadas sugestões por considerá-las absurdas, ou por acreditarem que os colegas assim pensarão. Mas durante o processo essas pessoas têm coragem de sugeri-las, pois além de valer qualquer ideia ninguém estará sujeito a críticas. Analisadas com critério, nem sempre tais sugestões são utópicas e muitas vezes se revelam as melhores soluções. 

Caixa Econômica Federal: Instituição financeira sob a forma de empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, fundada no dia 12 de janeiro de 1861 quando Dom Pedro II assinou o Decreto 2.723, dando origem à Caixa Econômica e Monte de Socorro. Foi criada com o propósito de incentivar a poupança das famílias e de conceder empréstimos sob penhor, combatendo outras instituições que agiam no mercado, mas que não ofereciam garantias sérias aos depositantes ou cobravam juros excessivos dos devedores. No final de 1990 foi transformada em Banco Múltiplo e passou a participar dos diversos segmentos da atividade de intermediação financeira, captando recursos como os bancos comerciais e expandindo sua carteira de financiamento, embora mantendo aqueles de cunho social. É o maior agente do Sistema Financeiro da Habitação e gestora dos recursos do PIS, do FGTS, de loterias, etc. Pela sua personalidade jurídica, como empresa pública difere dos bancos que são, na grande maioria, empresas privadas. Também difere com relação às atividades exercidas, embora tenha se aproximado muito dos bancos comerciais nos últimos anos. Alguns dizem que banco é banco, e Caixa é Caixa. Está correto, são instituições diferentes, mas na prática é quase a mesma coisa. 

Câmbio: Operação financeira que consiste em vender, trocar ou comprar valores em moedas de outros países ou papéis que representem essas moedas. A palavra câmbio é também utilizada para designar a relação de preços da moeda de um país com a de outro. E variação cambial é a alteração (variação) sofrida no valor de uma moeda em relação à de outro país. 

Câmbio Apreciado: Situação em que o câmbio está mais valorizado do que a média dos últimos anos, comparando-se nosso Real com as principais moedas estrangeiras: Dólar e Euro. Apreciado, neste caso, é sinônimo de “a preço maior”, “mais valorizado”. O contrário é Câmbio Depreciado. 

Câmbio Depreciado: Situação em que o câmbio está desvalorizado em relação à média dos últimos anos, comparando-se nosso Real com as principais moedas estrangeiras: Dólar e Euro. Depreciado, neste caso, é sinônimo de “a preço menor”, “menos valorizado”, “desvalorizado”. O contrário é Câmbio Apreciado. 

Cancelamento de Lançamento de Tributo: É o ato de cancelar tributo já lançado que, por motivos vários, foi feito indevidamente. O cancelamento tem efeito passado, anterior ao ato que o concedeu. 

Capital Aberto: Espécie de sociedade cujo capital social é constituído por ações que são negociadas em Bolsa de Valores, com um grande universo de acionistas que nelas investem, objetivando valorização de seu capital e distribuição de dividendos (lucros). Este tipo de sociedade permite, portanto, que qualquer pessoa seja acionista. Vide Capital Fechado. 

Capital Fechado: Espécie de sociedade cujas ações não são negociadas em Bolsa de Valores, tendo, dessa forma, um círculo fechado e restrito de acionistas. Muitas vezes, as ações desse tipo de sociedade são negociadas diretamente entre vendedor e comprador, que se conhecem. Diferente das Companhias de Capital Aberto que desconhecem muitos de seus “donos”. A grande maioria das Companhias de Capital Fechado se refere a empresa familiar. Vide Capital Aberto. 

Capital de Giro: Também chamado de Capital Circulante, representa tudo aquilo que a empresa tem a seu dispor para circular e produzir mais recursos, isto é, promover o seu giro empresarial, chamado também de giro operacional. Daí o nome capital de giro. E ele gira mesmo, circula. Imaginemos uma loja cujo capital de giro é formado por dinheiro, estoque de mercadorias e valores a receber. Com o dinheiro ela compra mercadorias que, quando vendidas à vista, voltam a ser dinheiro, normalmente num volume maior devido aos gastos agregados e ao lucro. Se a venda for a prazo o giro (circulação) demorará mais um pouco: o dinheiro se converte em mercadorias e estas se transformam em valores a receber que, quando quitados pelos clientes, voltarão à forma de dinheiro completando o ciclo. 

Capitalismo: Sistema econômico e social predominante na maioria dos países industrializados ou em industrialização. Nele, a economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias visando a obtenção de lucro. Significa dizer que existem patrões e empregados, classes sociais distintas, ricos e pobres. Porém, todos são livres para atuar na economia na condição que quiserem ou puderem, tendo a possibilidade, inclusive, de prosperar. Vide Comunismo e Socialismo. 

Carência: É um prazo previsto nos instrumentos contratuais das operações de crédito, especialmente nos empréstimos e financiamentos vinculados à realização de um determinado empreendimento, durante o qual o credor não exige amortização do valor emprestado, mas apenas o pagamento dos juros e demais encargos contratuais. Carga Tributária: É o percentual extraído da divisão da soma de todos os impostos arrecadados pelos governos federal, estaduais e municipais em relação a toda riqueza produzida no país pelas pessoas físicas e jurídicas, denominada PIB (Produto Interno Bruto). Por exemplo: se todos os governos arrecadarem juntos o montante de R$ 400 milhões e o PIB atingir R$ 1 bilhão, a carga tributária será de 40%. Este cálculo é feito anualmente, envolvendo a arrecadação e a riqueza neste período. 

Cartão de Crédito: Documento financeiro, na forma de um cartão plastificado, que dá a seu possuidor o direito de fazer compras em estabelecimentos comerciais, independentemente de pagamento imediato; o possuidor apenas assina a fatura correspondente à compra. A instituição financeira que emitiu o cartão se incumbe de pagar ao vendedor e cobrar a dívida do comprador (possuidor do cartão), o que pode ser em um só pagamento ou em parcelas mensais acrescidas de juros. A principal função econômica dos cartões de crédito é estimular poderosamente o consumo. É o chamado “dinheiro de plástico”. 

Cartão de Débito: Muito semelhante ao cartão de crédito, mas com uma diferença básica: no momento em que o cartão é utilizado, através de um sistema eletrônico on line, o valor utilizado é imediatamente debitado na conta bancária do possuidor do cartão. 

Cartel: Grupo de empresas independentes que fecham um acordo para sua atuação coordenada visando defender interesses comuns. O tipo mais comum de cartel é o de empresas que produzem os mesmos produtos, ou muito semelhantes, de forma a constituir um domínio de mercado. Os objetivos mais comuns dos cartéis são o controle de produção e das condições de venda, fixação e controle de preços de venda, assim como dos preços a serem pagos pelas matérias-primas e divisão de territórios de atuação. As empresas que formam o cartel mantêm sua independência, mas devem respeitar as regras aceitas pelo grupo, sob pena de serem penalizadas. O termo “cartel” refere-se em geral ao mercado internacional, enquanto se prefere utilizar o termo “truste” para o mercado regional. 

Casa da Moeda: Instituição brasileira encarregada da fabricação de dinheiro. É uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda. Fabrica moedas desde 1643 e a partir de 1969 produz o papel-moeda em circulação no Brasil, que até então era impresso em Londres. A Casa da Moeda produz, dentre outras coisas, cédulas e moedas colocadas em circulação para expandir os meios de pagamento (dinheiro) e/ou substituir o que esteja desgastado. 

Cesta Básica de Alimentos: Conjunto de bens que entram no consumo básico de uma família de trabalhadores, variando conforme o nível de desenvolvimento social do país. No Brasil, a cesta básica de alimentos foi definida pelo Decreto-lei 399, de 30 de abril de 1938, e calculada para atender às necessidades de um trabalhador adulto durante um mês. Este Decreto-lei no 399 listou uma série de produtos, e suas respectivas quantidades, denominando-a de “Ração Essencial Mínima”, composta por arroz, feijão, leite, carne, óleo, pão, café, açúcar, manteiga, frutas, legumes, batata, farinha e massas. 

CIF: É exatamente o contrário de FOB. É a abreviatura de cost, insurance, freight, e a tradução é custo, seguro, frete. Significa que a mercadoria negociada será entregue no destino com todas as despesas pagas, isto é, o vendedor arcará com o transporte, seguro, etc. Trocando em miúdos: se você comprou uma mercadoria FOB, você assume os custos e riscos para levá-la até seu endereço. Mas se comprar na condição CIF, o material chegará até você por conta e risco de quem vendeu. 

Commodities: É o plural de commodity. Referem-se aos produtos primários, de grande participação no comércio internacional, como café, açúcar, algodão, cereais, minério de ferro, etc. 

Comunismo: Doutrina que defende: a abolição da propriedade privada dos meios de produção transformando-a em propriedade coletiva; a distribuição igualitária dos bens produzidos pela sociedade; a organização da riqueza social feita pela própria comunidade de produtores. Os meios de produção seriam controlados por cooperativas e sindicatos, dos quais toda a população participaria. Propõe ainda a extinção do Estado, o autogoverno da coletividade e o fim das classes sociais. As primeiras formas de organização humana são classificadas como modalidades de comunismo primitivo. Nelas não havia diferenciação social e a existência do grupo baseava-se na cooperação entre todos os indivíduos, que gozavam dos mesmos direitos e deveres. Vide Capitalismo e Socialismo. 

Consignação: Forma de transação comercial na qual o proprietário de mercadorias as entrega a um comerciante, ficando este obrigado a prestar contas apenas da parte que efetivamente vender no prazo previamente combinado. Ocorre, com mais freqüência, entre indústrias e pequenos comerciantes com pouco capital de giro para adquirir grandes volumes e mantê-los em estoque. Por exemplo: uma indústria entrega mil unidades de seu produto a uma loja comercial varejista, a título de consignação e com prestação de contas mensal. Findo o mês, a loja paga ao fabricante somente a quantidade que conseguiu vender naquele prazo, podendo devolver o restante ou ficar com ele por novos períodos e acertos futuros. Dependendo da previsão contratual, a loja pode receber nova remessa para que volte a ter as mil unidades em estoque, assim como variedade para facilitar a venda. 

Contribuição de Melhoria: É uma contribuição paga por pessoas físicas ou jurídicas para cobrir parte dos gastos relativos a obras realizadas pelo Poder Público que valorizem a propriedade particular. Daí o nome Contribuição de Melhoria, pois há uma melhoria, valorização, do patrimônio privado. Exemplo: se a Prefeitura faz o calçamento de determinada rua, ou se realiza obra de asfaltamento, ela pode cobrar uma contribuição dos proprietários dos imóveis que receberam melhoria, valorização, em função da aplicação de dinheiro público. Na realidade poucas Prefeituras cobram este tributo, pois tal cobrança não gera dividendos políticos, muito pelo contrário. Mas deveriam fazê-lo, pois é obrigação legal do administrador público cobrar o que é devido ao Erário. Não cobrando estará sendo omisso, sujeito a penalidades muito severas. Vide Tributo. 

Crash: Denominação dada a uma forte queda nas bolsas de valores. O crash mais famoso ocorreu no dia 24 de outubro de 1929, na Bolsa de Valores de Nova York, inaugurando a grande crise econômica mundial dos anos 30. Mais recentemente, em 19 de outubro de 1987, a Bolsa de Nova York voltou a sofrer uma queda acentuada, de 22% num só dia, mas que não teve conseqüências depressivas como a de 1929, isto é, as bolsas mais importantes do mundo se recuperaram rapidamente e as economias dos países industrializados continuaram crescendo. 

Custos: Gastos relativos ao consumo de bens e serviços para obtenção (fabricação) de outros bens e serviços. Por exemplo: para se fabricar um calçado, os custos se referem às matérias-primas, aluguel da fábrica, mão-de-obra do pessoal ligado à produção, energia elétrica industrial, desgaste e manutenção das máquinas, limpeza e conservação das instalações industriais, materiais para embalagem, etc. Diferente das despesas, que são gastos necessários direta ou indiretamente à obtenção de receitas. Para fins de análise e administração os custos são classificados como DiretosIndiretos e, ao mesmo tempo, como Fixos e Variáveis. 

Custo-Benefício: É a relação comparativa entre o custo para se obter algo e o benefício que se obterá com ele. É um processo utilizado para a determinação da eficiência econômica de investimentos públicos em obras de infra-estrutura. Comparam-se os custos com os benefícios sociais que provavelmente resultarão do investimento. A opção deve recair sobre o projeto que apresente a melhor relação entre os benefícios globais (econômicos e sociais) e os custos globais. 

Custos Diretos: Incidem diretamente sobre o produto fabricado, alguns são até visíveis, e todos podem ser mensurados (medidos exatamente os seus consumos em cada unidade produzida). Exemplos: matérias-primas consumidas, mão-de-obra dos operários que operam as máquinas, energia elétrica utilizada para o funcionamento do maquinário, desde que haja medidor individual em cada máquina, etc. Basta apurar o valor da matéria-prima empregada em cada unidade, dividir o salário-hora pago a cada operário pelos produtos fabricados por ele no período, dividir o consumo de energia elétrica de cada máquina pelo que ela produziu, etc. Teremos, com precisão, o custo direto de cada unidade fabricada. Vide Custo Indireto. 

Custos Fixos: São gastos necessários à produção, mas que não variam de acordo com a quantidade produzida. Um exemplo clássico é o aluguel do galpão industrial. Produzindo muito ou pouco o aluguel é o mesmo. Assim, por ser um gasto necessário à produção é classificado como custo, e por não variar de acordo com o volume produzido é considerado fixo. Outros exemplos: salários das chefias, de vigilantes e de outros empregados desta espécie, depreciação das máquinas e instalações, etc. Vide Custo Variável. 

Custos Indiretos: São gastos necessários à fabricação dos produtos, mas que não incidem diretamente sobre cada unidade produzida e sim sobre todo o volume produzido. Assim, não há como saber, com exatidão, a parcela dos custos indiretos consumida por cada unidade, sendo necessária a realização de rateio para atribuir valor a cada produto. Um exemplo é o aluguel do galpão onde funciona a indústria. Não há como saber, com precisão, a parcela do aluguel que cada produto consumiu, pois a empresa pode ter produzido produtos diferentes e em quantidades também diferentes, sendo necessário ratear o valor total do aluguel por todas as unidades fabricadas. Dessa forma, o valor do aluguel destinado a cada unidade pode variar de acordo com o critério adotado pelo rateio, como: peso do produto, quantidade ou valor da matéria-prima utilizada, tempo gasto na produção, valor do produto para venda, e muitos outros. São também custos indiretos: a energia elétrica consumida pelas máquinas se não houver medidor de consumo individual; a energia elétrica consumida na iluminação da fábrica; a mão-de-obra da chefia e vigilantes; materiais de limpeza e conservação geral; etc. Vide Custo Direto. 

Custo de Oportunidade: Expressão utilizada nas Ciências Econômicas para designar o custo de uma oportunidade não aproveitada pelo fato de se ter optado por outra. Por exemplo: se um indivíduo decide investir seu capital numa fábrica de sapatos, o custo de oportunidade é o que ele deixa de ganhar se tivesse investido o mesmo capital em outra atividade. Em alguns casos a expressão “custo de oportunidade” é também utilizada não para mensurar valores financeiros, mas para designar benefícios que se deixa de obter. Por exemplo: se um indivíduo resolve empregar seu capital na compra de uma geladeira ao invés de adquirir um televisor, o custo de oportunidade é deixar de assistir à programação televisiva. 

Custos Sociais: São gastos ocorridos durante o processo de produção e/ou em virtude deste e que não são pagos pelos que os ocasionaram, mas por terceiros que nada têm a ver com o processo ou transferidos para toda a sociedade. São os gastos acarretados, por exemplo, pela poluição do ar e das águas, pela destruição do meio ambiente, da flora e da fauna, pelos acidentes de trabalho, pelas doenças profissionais, etc. Determinar esses custos é muito difícil, pois apenas uma parte deles chega a ser identificado monetariamente. 

Custos Variáveis: Variam de acordo com a quantidade produzida, como: matérias-primas, embalagens, horas de trabalho dos operários, energia elétrica necessária à movimentação das máquinas, etc. Exemplo: Se para cada unidade produzida consome-se um quilo de matéria-prima, produzindo-se 200 unidades serão consumidos 200 quilos, e produzindo-se 1.000 unidades o consumo variará para 1.000 Kg. Se cada produto utiliza uma embalagem, produzindo-se 800 unidades serão utilizadas 800 embalagens, mas se a produção cair para 50 unidades este item do custo varia para 50 embalagens. Vide Custo Fixo. 

Custo de Vida: É um índice que mede a variação dos preços de bens e serviços consumidos por uma amostra representativa da população de uma região, em certo período de tempo. Permite avaliar o poder de compra dos salários e o valor real da moeda. Os diversos métodos de cálculo do índice do custo de vida tomam como base o orçamento-padrão de uma amostra de famílias e incluem uma série de bens e serviços. Para que o índice seja sempre atualizado, é necessário rever periodicamente o orçamento-padrão e o preço de cada um dos itens. 

CVM: Comissão de Valores Mobiliários. Criada em 1976 para exercer funções até então atribuídas ao Banco Central, como: regular, prestar consultoria e julgar, em instância administrativa, as operações e dispositivos do Mercado de Valores Mobiliários. Sob a jurisdição da CVM, estão as Bolsas de Valores e sociedades distribuidoras, as companhias de capital aberto, os auditores independentes, os consultores e analistas de valores mobiliários. A CVM, juntamente com o Conselho Monetário Nacional, estabelece as normas e diretrizes para o funcionamento do mercado de valores (comércio de ações). 

Debênture: Valores mobiliários (títulos) normalmente a longo prazo, remunerados, emitidos pelas companhias com garantia de propriedades, bens ou aval do emitente. São negociáveis e conferem a seus titulares (debenturistas) o direito de crédito contra a companhia emitente, nas condições constantes da escritura de emissão e do certificado. Para a empresa emitente é uma forma de captação de recursos, para o adquirente (titular, debenturista) é uma forma de aplicação financeira. As Debêntures se diferem das Ações, pois, enquanto estas são títulos que asseguram aos seus possuidores participação no patrimônio e nos resultados das companhias, as Debêntures são títulos remunerados que deverão ser liquidados quando de seu vencimento, podendo a emitente reservar-se o direito de resgate antecipado e até conceder sua conversão em Ações. 

Deflação: Queda persistente do nível geral de preços, oposto da inflação. Caracteriza-se pela baixa oferta de moeda em relação a oferta de bens e serviços ou pela queda na demanda (procura). Esse excesso de oferta de bens - ou carência de demanda - aumenta o índice de capacidade ociosa na economia e causa um acirramento da concorrência entre os produtos, que disputam os poucos consumidores disponíveis, o que leva a uma rápida queda nos preços. 

Demanda (ou procura): É a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento. É o inverso de oferta. 

Depreciação: Em poucas palavras, é a perda de valor que um bem de vida longa sofre com o passar do tempo, em virtude de seu desgaste pelo uso. Para exemplificar, tomemos um automóvel qualquer adquirido novo. É um investimento alto que uma empresa faz e ao longo do tempo este veículo vai perdendo valor. Perde porque ele vai sendo consumido pelo tempo e pelo uso: a lataria vai ficando fosca, aparece um amassadinho aqui outro acolá, os pneus ficam carecas, o motor começa a pedir socorro, o estofamento fica surrado, etc. O automóvel perde valor até por obsolescência, quando a fábrica lança modelos mais novos, mais modernos. E quando a empresa precisar substituí-lo, terá que desembolsar considerável quantia. Esta perda de valor do patrimônio é considerada pela contabilidade sob a denominação de Depreciação. Consiste em lançar como despesa (ou custo, dependendo do tipo de bem) um valor correspondente ao que o bem perde, e em contrapartida o valor do automóvel vai sendo reduzido no patrimônio contábil constante no Balanço. Esta despesa relativa à depreciação pode ser abatida para fins de cálculo de Imposto de Renda da empresa, desde que respeitados determinados limites impostos pela legislação. Exemplos de limites de percentual do bem que podem ser contabilizados como despesas, a título de Depreciação, em cada ano, para fins de Imposto de Renda: construções 4%, máquinas em geral 10%, móveis 10%, veículos 20%, e muitos outros específicos. 

Deságio: É exatamente o contrário de Ágio. É a diferença paga (ou recebida) a menor sobre o preço de algo, o que ocorre, normalmente, quando o interesse em comprar (procura) é menor do que o interesse de vender (oferta). 

Dívida Externa: Total dos débitos de um país, garantidos por seu governo, resultantes de empréstimos e de financiamentos contraídos com residentes no exterior. Os débitos podem ter origem no próprio governo, em empresas estatais e em empresas privadas. Neste último caso, isso ocorre com aval do governo para o fornecimento das divisas que servirão às amortizações e ao pagamento dos juros. Os residentes no exterior, que fornecem os empréstimos e financiamentos, podem ser governos, entidades e financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional ou o Banco Mundial, além de empresas e bancos privados. O pagamento da Dívida Externa é feito em dólar, o qual é obtido por meio de exportações. Daí a dificuldade de se pagar esta dívida e a importância que têm as exportações. 

Dívida Interna: Total dos débitos assumidos pelo governo junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no próprio país. Sempre que as despesas do governo superam a receita, há necessidade de dinheiro para cobrir o déficit. Para isso, as autoridades econômicas podem optar por três soluções: emissão de papel-moeda (fabricação de mais dinheiro), aumento da carga tributária (aumento de impostos) e lançamento de títulos (captação de dinheiro por intermédio de dívida). A emissão de papel-moeda provoca inflação. O aumento da carga tributária, além de ser uma medida politicamente antipática, pode trazer conseqüências recessivas pela diminuição do meio circulante (dinheiro). Finalmente, a colocação de títulos junto ao público pode gerar altas nas taxas de juros, o que provocaria um aumento da própria dívida interna (agora acrescida dos juros). 

Dividendo. É a parcela (pedaço) do lucro líquido apurado por uma empresa, constituída sob a forma de sociedade anônima, que é distribuída aos acionistas proporcionalmente à quantidade de ações que cada um possui. Distribuir dividendo, portanto, nada mais é do que distribuir parte do lucro. 

Dumping: Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado. É uma prática condenável. Uma grande empresa, ou grupo de empresas, passa a vender seu produto por menos do que custou fabricá-lo, e obtém prejuízo com isso. Empresas menores, por serem menos capitalizadas, não conseguem sobreviver por muito tempo praticando preços tão pequenos e acabam encerrando suas atividades. Aí, a empresa grande retoma os preços, fica livre da concorrência e passa a vender mais do que antes. O conceito clássico de dumping se refere a exportação. Nesta acepção, a prática do dumping seria vender no mercado externo por preço inferior ao praticado no mercado interno. Mas por extensão, o conceito de dumping se tornou mais amplo e passou a significar a venda por preço abaixo do custo. 

Duplicata: Título de crédito negociável por meio de endosso, no qual se duplicam os dados da Fatura necessários à cobrança, ou seja: quem deve, a quem, quanto, quando e onde o valor deverá ser pago. Sua emissão tem por base a Fatura ou a Nota Fiscal de operações a prazo. A duplicata não tem sua origem na venda, mas no crédito que o vendedor tem em relação ao comprador. É disciplinada pela Lei 5.474, de 18-07-68. 

Economês: Designação dada por leigos à linguagem - muitas vezes de difícil compreensão - utilizada por economistas em suas análises conjunturais ou teóricas da realidade econômica de um país. 

Economia de Escala: Produção de bens em larga escala, com vistas a uma considerável redução nos custos. Resultam da racionalização intensiva da atividade produtiva, graças ao empenho sistemático de novos engenhos tecnológicos e de processos avançados de automação, organização e especialização do trabalho. Representada fisicamente por gigantescas unidades de produção, as empresas de economia de escala possibilitam o emprego de amplo contingente de mão-de-obra, grande capacidade de estocagem de produção e de matérias-primas. Além disso, os recursos colocados à sua disposição possibilitam maiores investimentos na pesquisa e na criação de novos produtos, além da elaboração de eficientes campanhas publicitárias e sólidas estratégias de marketing. Todos esses fatores integrantes da economia de escala estão fora do alcance das pequenas e médias empresas. 

Economia Informal: Parte da economia que abrange pequenas unidades dedicadas à produção ou venda de mercadorias ou à produção de serviços. Sua denominação vem do fato de que a maioria destas unidades não é constituída de acordo com as leis vigentes, não recolhe impostos, não mantém contabilidade de suas atividades, utiliza-se geralmente da mão-de-obra familiar e seus eventuais empregados não são registrados. Este setor é também denominado de economia subterrânea ou clandestina. 

Economia de Subsistência: Produção agrícola de bens de consumo imediato e para o mercado local. Ao contrário do que a designação possa sugerir, ela tem algum caráter mercantil, diferenciando-se por isso da agricultura de auto-subsistência, ou economia natural, cuja produção é destinada à subsistência do produtor, praticamente não existindo excedente para comercialização. 

Empresa Pública: Organização empresarial pertencente ao Poder Público que se destina a garantir a produção de bens e serviços essenciais à coletividade, como transporte, energia elétrica, combustível, etc. É criada por lei e de responsabilidade do Poder Público, mas a forma de sua organização, métodos de funcionamento, administração e contabilidade seguem as normas de direito privado, o que lhe permite agir de acordo com os princípios comerciais. Um exemplo é a Caixa Econômica Federal, pertencente à União. As empresas públicas, com o passar dos anos, estão sendo privatizadas, isto é, vendidas para grupos empresariais e se desvinculando da atuação estatal. Em nível municipal, seria o caso se a Prefeitura criasse uma empresa para prestar os serviços de transporte coletivo ou os de coleta de lixo e respectivo beneficiamento. Por ser dotada de personalidade jurídica de direito privado, a empresa pública não goza de privilégios estatais, salvo as prerrogativas que a lei especificar em cada caso particular. Vide Autarquia. 

Erário: Termo que vem do latim aerarium, é utilizado para designar o tesouro público, ou seja, o conjunto de bens e valores pertencentes ao Estado. Embora comum, não é correto dizer erário público, pois só de ser erário já é público. 

Factoring: Atividade pela qual uma instituição financeira especializada compra as duplicatas de outras empresas com deságio. Por tratar-se de compra dos títulos, a empresa compradora assume os custos e os riscos da cobrança. A operação é diferente do desconto de duplicatas realizado pelos bancos, pois estes não assumem os riscos que continuam com a empresa que emitiu o título. 

Falência: Situação em que, por força de decisão judicial, uma empresa é declarada insolvente, isto é, incapaz de saldar seus débitos nos prazos contratuais. A empresa falida tem, portanto, dívidas em valores superiores aos bens e aos valores a receber. Na linguagem popular diz-se que a empresa está quebrada. 

Fatura: Documento obrigatório emitido pelo vendedor e destinado ao comprador legitimando as transações mercantis, no qual são relacionadas as mercadorias vendidas ou os serviços prestados, com a designação de quantidade, unidade, tipo, marca e valores unitário e global. Pode também representar a relação de notas fiscais emitidas num determinado período. Em se tratando de transações com pagamento a prazo, a fatura é elemento essencial para a emissão da Duplicata. É disciplinada pelo Código Comercial. Vide Nota Fiscal. 

Fazenda: Denominação dada aos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais que cuidam da administração financeira e monetária do país, estado ou município, sendo responsáveis pela arrecadação de impostos, taxas e quaisquer valores devidos ao Erário, além da fiscalização e distribuição de bens públicos, elaboração de políticas econômicas e contabilidade das contas públicas. 

Fluxo de Caixa: (ou Cash Flow, em inglês) Representa os recebimentos e os pagamentos de uma empresa, entradas e saídas de dinheiro. É uma técnica utilizada na administração financeira para se prever déficit (falta, deficiência) ou superávit (sobra, excesso) de dinheiro em caixa. É feita uma programação de recebimentos para determinado período, ao mesmo tempo em que sã

Fonte: gazetadeitauna

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.