ACESSE SUA CONTA   |   facebook

Cadastre-se   //   Vantagens   //   Esqueci minha senha

CARIMBOS NA MOEDA DO BRASIL



CARIMBOS NA MOEDA DO BRASIL

 





O carimbo das armas portuguezas, a que nós chamamos de escudete, foi o primeiro carimbo posto na moeda de cobre brasileira, para lhe dobrar o valor  marcado ; o Alvará  de  18  de  Abril  de  1809,  determinou  que : « marcadas a punção  com o cunho das armas reaes, corressem em todas as partes do Estado do Brasil, a moeda de cobre chamada antiga, de  peso  especifico duplo do da que se emitio em Lisboa em 1802, a de 40 por 80 réis, a de 20 p0r 40 réis e a de l0 por 20 réis: as de prata de 6OO réis por 640, as de 300 por 320, as de l5O por 160 e as de 75 por 80 réis, pôr serem todas as de prata  do mesmo peso e toque.Na moeda de prata, das series de -J-, este carimbo aumentava apenas 40 réis ao va1or 600, e em proporções relativas ás subdivisões deste valor.

Aparecem algumas moedas de cobre com dois carimbos de escudete, e de prata até com tres; não conhecemos lei que os determinasse nem  a localidade  ou localidades onde  foram  postos;  sendo, a  nosso  ver, o duplo e triplo carimbos de escudete nas moedas, um problema a resolver por conjecturas hypotheticas.

O Alvará de 1 de Setembro de 1808, proibindo a circulaçâo do ouro em pó, determinou que em todas as Capitanias do interior circulassem as moedas de ouro, prata e cobre que corriam nas de beira-mar e cujo curso era ali proibido,e não cabendo nas forças da casas da moeda do Estado  recunhar as moedas estrangeiras com a promptidão que convinha ,e ,atedendo á precisão da moeda de prata na Capitania de Minas Geraes ,para que o numerario tivesse a devida proporção com os maiores valores etc. Mandou que os pesos Espanhois ,marcados com o cunho  das armas reaes ,corressem na dita Capitania ,com o valor de 960 Réis.

Os carimbos de coroa real simples ,e corôa real emcimando as letras G.P , que se encontram em moedas de pratas brasileiras , são oriundos dos Açores . O primeiro foi determinado pela lei portuguesa de 14 de junho de 1871 ,e o segundo ,pela de 4 de março de 1887 .

O carimbo geral na moeda de cobre do Império de 40 ,20 e 10 , foi determinado pela lei de 8 de outubro de 1835 ,não alludiu á moeda de cobre colonia que devia estar ja recolhida e fundida ,alguns exemplares que aparecem com estes carimbos ,foram postos por confusão ou ignorancia dos carimbadores .



Fonte: Catalogo da collecção numismatica brasileira de Augusto de Souza Lobo

Autor do blog: Nilton Romani

Voltar
Compartilhar
Facebook Twitter YouTube Feed de notícias
Coleções de Cédulas e Moedas Brasileiras © 2014. Todos os direitos reservados.